quarta-feira, 30 de julho de 2008

MERCEEIROS, POLÍTICOS E JORNALISTAS

Não há ninguém que, entrando numa mercearia a comprar um queijo, não pergunte imbecilmente ao merceeiro: – O queijo é bom? – Como se alguma vez, desde que há homens e queijos, um merceeiro tivesse respondido com asco: – Não senhor, não presta para nada. É uma merda. Uma autêntica porcaria!

Pois em política acontece o mesmo. Quando um jornalista faz uma entrevista a um ministro este também nunca dirá que o seu governo é uma merda mas que irá promover a economia e o bem público, manter vivas a liberdade e a ordem democrática, o bem estar do cidadão, a eficiência e a moralidade do aparelho de Estado e pôr Portugal no pelotão da frente. Pois jamais, desde que há políticos, algum respondeu que irá fomentar a prepotência, animar a fraude e a corrupção, proteger as roubalheiras dos amigos, sacar o mais possível no mais curto espaço de tempo.

Então por que é que o jornalista, que ao fim e ao cabo tem dois dedos de testa, sabendo isto, colhe as declarações do político e as suas promessas como se elas caíssem do alto do Sinai? Porque é inata, no homem, a tendência para fazer perguntas tão tolas quanto inúteis, de que conhece de antemão a resposta inevitável e falsa. Porque existe dentro de cada um de nós um certo masoquismo que nos leva a desejar ser enganado e a colaborar activamente no próprio engano. Porque se um merceeiro (ou um político) de espírito rigoroso e amor intransigente à verdade declarasse que o queijo era incomível, uma merda, e que só o vendia para ganhar dinheiro, então nós começaríamos a desconfiar do homem como de um ser anormal, mal educado, paranóico e provocador. Digamos mesmo: socialmente perigoso.

Bom, mas basta de falar de merceeiros e políticos pois o assunto é chato. Apetece-me muito mais ir ver os c.. e as m.... que dezenas de jovenzinhas agora mostram na televisão.

# posted by Jose Vilhena : Quarta-feira, Julho 30, 2003

DALMATAS


A Pintas acabou de ser mãe pela primeira vez.
Para estreante portou-se muito bem, e conseguiu a proeza de ter 13 cachorrinhos !!!
Quem quiser ficar com um destes bebés LINDOS só tem que enviar um mail para o endereço (minitamartins@hotmail.com).
Claro que eles só poderão sair de ao pé da mãe com dois meses, mas não custa nada ir já arranjando uma casinha para cada um deles !!!

terça-feira, 29 de julho de 2008

BARACK OBAMA E AS PRIMÁRIAS

Há quem defenda a tese de que todos os cidadãos do mundo deveriam votar nas eleições americanas, dada a influência que a política dos E.U.A. exerce na economia, ambiente e paz mundial. Daí que seja natural o interesse que os actos eleitorais naquele país despertam na população de todos os quadrantes do planeta.
Por agora conheçamos as razões da vitória de Barack Obama nas Primárias, na óptica do analista político e professor universitário Nuno Rogeiro.

- Optimismo quanto às possibilidades dos Estados Unidos.
- Tem a capacidade de ser uma espécie de espelho dos americanos que vêem nele aquilo que querem ver.

- Tem conseguido capturar o voto de pessoas que se abstinham.
- A sua integridade e humildade.
- Segue o caminho do "radicalismo gentil" - critica mas sem ódio e furor.
- É um exemplo de romantismo político.
- Tem elementos de elitismo mas também de populismo, trazendo muita gente de fora da
política.
- Atrai a juventude "de todas as cores".
- Representa o anti-sistema, "a nova política".
- Tem feito uma angariação de votos profissional.
- Adepto da ideia do "sonho americano".

Concorde-se ou não, é uma opinião...

segunda-feira, 28 de julho de 2008

MOUTINHO - VÍTIMA OU RÉU


Há uma guerra aberta entre João Moutinho e a administração da SAD do Sporting, que tem na base as diferentes leituras que as duas partes fazem de uma cláusula existente no contrato que liga o médio ao clube até 2013, relacionada com todas as propostas que apareçam para a compra do passe do jogador.
Essa cláusula diz que, caso os leões recusem uma proposta de valor igual ou superior a 15 milhões de euros, a administração da SAD fica obrigada a ressarcir o atleta em dez por cento do total do convite.
No passado sábado (dia 19), tal como o Sporting confirmou ontem em comunicado enviado à CMVM, o agente FIFA, Pini Zahavi, simultaneamente empresário de Moutinho e representante do Everton nesta operação, reuniu-se com o administrador da SAD, Miguel Ribeiro Teles, e com o director desportivo Pedro Barbosa, para lhes comunicar que os ingleses tinham a intenção de pagar 15 milhões de euros pelo passe do jogador.
Os leões recusaram e disseram que só aceitavam começar a falar a partir dos 25 milhões de euros, ou seja, o valor constante na cláusula de rescisão — que já não está activa (expirou a 15 de Junho), mas seria válida mediante a existência de um acordo entre as partes para a saída por estes valores.
A partir deste momento, começaram as divergências entre João Moutinho e a administração da sociedade desportiva. O Sporting defende que qualquer proposta feita depois de 15 de Junho «tem de obedecer a determinados requisitos, o que não se verificou». Por outras palavras, o Sporting entende que a proposta dos ingleses teria de ser feita por escrito. O entendimento do jogador e do seu empresário, Pini Zahavi, não é esse. Para ambos, o Everton, que estava oficialmente representado pelo agente FIFA, ofereceu formalmente 15 milhões e, como este convite foi recusado, os leões terão de pagar 1,5 milhões de euros ao jogador, correspondentes aos 10 por cento do valor total da proposta.
Portanto, neste momento, esta é a verba que provoca o desentendimento entre as duas partes e que está na origem do terramoto provocado pelas declarações de João Moutinho no final do encontro com o Blackburn Rovers, nas quais demonstrou a firme intenção de abandonar o Sporting.

Jornal "A BOLA" 28-07-2008

Depois de ler esta notícia, ocorreu-me tecer as seguintes considerações:

- O jogador profissional não é um escravo, tendo por isso todo o direito de mudar de entidade patronal, só que as datas e verbas previstas nos contratos têm que ser respeitadas.
- O empresário israelita Pini Zahavi ao representar simultaneamente o jogador e o clube de Liverpool não poderá ter forjado esta proposta prevendo que a mesma não seria aceite pelo Sporting, obrigando assim o clube de Alvalade a indemnizar João Moutinho e embolsando ele a respectiva comissão?
- Esta estratégia tão bem urdida não terá sido arquitectada durante o almoço que empresário e jogador tiveram com Jorge Nuno Pinto da Costa na passada semana no Hotel Sheraton do Porto?
-Não será este um plano para fragilizar o "balneário" do Sporting através da criação dum conflito com o seu capitão?
- Apesar da sua juventude, João Moutinho já devia estar preparado para este tipo de "ciladas draconianas".
- Espera-se que João Moutinho assente os pés onde sempre os tem tido e não embarque em "judiarias" do Sr. Pini Zahavi, nem em esquemas maquiavélicos do Sr. Pinto da Costa.
- Cabe a João Moutinho mostrar que não está interessado a passar de símbolo do clube a traidor.
- Por enquanto desconhece-se se Moutinho é vítima ou réu.

domingo, 27 de julho de 2008

INCLUSÃO "SUBSIDIAL"

Para que um casamento se realize tem que haver consenso e consentimento das partes. Se uma das partes não estiver interessada, não haverá casamento.
A inclusão social, tal como o casamento, só poderá concretizar-se se os excluídos e a sociedade comungarem do mesmo interesse e se envidarem esforços tendentes a atingir o objectivo.
O recente caso dos ciganos residentes na Quinta da Fonte tem merecido a atenção dos portugueses pelos problemas que a sua integração têm levantado.
Quando a sociedade pretende integrar uma minoria étnica oferecendo aos seus membros dignas habitações com rendas inferiores a cinco euros, lhes atribui mensalmente rendimentos sem qualquer contrapartida de prestação de serviços, lhes faculta o livre e gratuito acesso a serviços de saúde, segurança, educação, etc. tudo isto pago com o dinheiro dos contribuintes e da outra parte se constatam o desprezo por qualquer compromisso, dispensa de procurar trabalho, ausência de responsabilidade, práticas criminosas de tráfico de armas e droga, sentimento de impunidade e uso de técnicas de vitimização desajustadas às situações... A inclusão social não é possível.
Não é justo que os cidadãos cumpridores sejam involuntariamente o sustentáculo desta tentativa de inclusão social promovida (mal ou bem) pelo Estado, se a maioria dos elementos que compõem esta minoria étnica não faz o mínimo esforço pela sua integração.
É também injusto que se atribuam direitos a quem não cumpre os seus deveres.
É tempo das autoridades competentes reverem a política de atribuição de subsídios, sem tabus e sem receio de reacções demagogas de pessoas ou instituições que oportunistamente teimam em defender aquilo que a sociedade condena.
OS CIDADÃOS HONESTOS E O PAÍS AGRADECEM

sábado, 26 de julho de 2008

ISTO SIM, É NOTÍCIA


Finalmente temos notícia. Um homem, na sua versão mais jovem, morde cão.

Um rapaz de onze anos, atacado por um cão de raça pitbull, decidiu ripostar mordendo o animal e apertando-lhe o pescoço.
O menino acabou por partir um dente, devido à força com que atacou o animal, segundo o testemunho que deu à polícia local.
A criança brincava no quintal da casa do tio quando o cão que estava preso a uma corrente avançou e mordeu o menino no braço, explicaram os bombeiros de Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, no Brasil, refere o site Estadão.
Pessoas que testemunharam o sucedido conseguiram separar o cão do menino, que foi levado para o hospital de imediato, tendo sido autorizado a ir para casa depois de levar sete pontos num braço e de ser medicado.
Também o cão teve de receber assistência, tendo sido encaminhado para o veterinário onde ficou em observação.

Fonte: aeiou quiosque (cortesia de M. Saruga)

sexta-feira, 25 de julho de 2008

FILOSOFIAS DE JOGO (IV)


"Lá na clínica há um tipo que diz que é o Napoleão e outro que pensa que é San Martin (libertador da Argentina, Chile e Peru). Quando digo que sou o Maradona, eles não acreditam."

(Diego Maradona, falando da clínica onde esteve internado)
Já agora aprecie a jogada mais famosa do "El Pibe":

quinta-feira, 24 de julho de 2008

DESLOCALIZAÇÃO RETROCEDE?

Muitas empresas que laboravam em território nacional foram atraídas pelo baixo custo de mão de obra chinesa e decidiram deslocar as suas unidades de produção para a República Popular da China.
Foi este o caso da empresa alemã Steiff, que há cerca de cinco anos transferiu para a China um quinto da produção de ursinhos de peluche fabricados em Oleiros, Castelo Branco.
Numa perspectiva meramente económica (esquecendo os direitos humanos) é fácil reconhecer a vantagem de poder contar com mão de obra barata. Porém, após o processo de deslocalização, os mercados de destino dos produtos fabricados tornaram-se longínquos relativamente ao local de fabrico e os custos de transporte dispararam acompanhando a subida do preço dos combustíveis. Além disso, os chineses privilegiam o preço e a quantidade sendo notória a sua incapacidade na resposta para séries mais limitadas e com grau de sofisticação mais elevado.
Por isso, os gestores da Steiff, após cinco anos de laboração na China, decidiram fazer regressar a produção a Portugal num processo de aproximação dos principais mercados do resto da Europa, aproveitando também o apetrechamento tecnológico que o nosso país dispõe.
Entretanto começam a surgir rumores que, pelos mesmos motivos, há outras empresas nos sectores dos têxteis e do calçado a fazer regressar a Portugal unidades de produção que outrora tinham sido deslocalizadas.
Será esta uma tendência? Esperemos que se confirme porque só criando mais riqueza o país poderá proporcionar a todos uma MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

COMBUSTÍVEIS - APRENDA A POUPAR


O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.

Por isso, o bom senso aconselha a levar em consideração os quatro conselhos que este trabalhador expõe e que lhe permitirá aproveitar ao máximo o seu combustível e, concumitantemente, o seu dinheiro.

*1º. - Encher o tanque pela manhã cedo. * A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo da terra, que ao estar mais fria torna menor a densidade da gasolina e do diesel. Durante o dia passa-se o contrário; a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura do solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos camiões cisterna é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura, para que cada galão vertido na cisterna do camião seja exacto.

*2º - Quando encher o tanque, não aperte o gatilho da pistola ao máximo. Segundo a pressão exercida, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e retorna pela mangueira do surtidor ao depósito da estação.

*3º. - Encher o tanque antes que este baixe de metade. Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível evapora-se mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º - Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido nem imediatamente a seguir. Se você chega ao posto de serviço e vê um camião cisterna que está repondo combustível nos tanques subterrâneos, ou acabando de reabastecê-los, evite abastecer na dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.

Espera-se que estes conselhos sejam proveitosos.

Fonte: E-mail M.Saruga

terça-feira, 22 de julho de 2008

CARICATURA POÉTICA

EIS COMO FERNANDO PESSOA VIA O DITADOR:

SALAZAR

António de Oliveira Salazar.

Três nomes em sequência regular...


António é António
Oliveira é uma árvore
Salazar é só apelido.
Até aí está bem.
O que não faz sentido
É o sentido que tudo isto tem.





Este senhor Salazar
É feito de sal e azar.
Se um dia chove,
A água dissolve
O sal
E sob o céu
Fica só azar, é natural.


Oh, c'os diabos!
Parece que já choveu...












--------------------------------------------

Coitadinho

Do tiraninho!
Não bebe vinho.
Nem sequer sozinho...


Bebe a verdade
E a liberdade.
E com tal agrado
Que já começam
A escassear no mercado.


Coitadinho
Do tiraninho!
O meu vizinho
Está na Guiné
E o meu padrinho
No Limoeiro
Aqui ao pé.
Mas ninguém sabe porquê.

Mas enfim é
Certo e certeiro
Que isto consola
E nos dá fé.
Que o coitadinho
Do tiraninho
Não bebe vinho
Nem até
Café.


Fernando Pessoa - 1935

segunda-feira, 21 de julho de 2008

PINGO DOCE COM IVA AMARGO

O deputado do PCP Honório Novo enviou esta quinta-feira uma denúncia escrita ao Ministério das Finanças, segundo a qual o Pingo Doce não terá reflectido a descida do IVA de 21% para 20% no início deste mês, no preço de alguns produtos.
Na missiva enviada ao Ministério tutelado por Teixeira dos Santos, o deputado exige explicações mas também uma fiscalização àquilo que diz ser uma "aparente burla" dos supermercados Pingo Doce. Enviou também cópias de facturas com 21% e 20% de IVA, após a descida do imposto a 1 de Julho, mas que mantêm o mesmo valor cobrado, como por exemplo uma embalagem de Calgonit.
A bancada comunista quer saber que medidas vai o Governo tomar sobre este caso, para saber se se tratou de uma situação geral ou um caso pontual e quais as verbas que o grupo Pingo Doce terá apurado com esta "aparente burla", como se lê na pergunta ao Ministério das Finanças, refere a Lusa.
Honório Novo já denunciara, numa reunião da comissão de Finanças, a 9 de Julho, uma situação idêntica com as facturas de garrafas de gás, a que a Galp respondeu tratar-se de um "erro informático", desafiando a empresa a devolver o dinheiro aos clientes. O parlamentar do PCP, na pergunta escrita, cita até o primeiro-ministro, José Sócrates, que reconheceu o direito de "devolução do dinheiro ilegitimamente recebido". "É essencial saber se a Galp e o Pingo Doce estão dispostos a devolver o dinheiro cobrado indevidamente", afirmou o deputado aos jornalistas, na Assembleia da República. Como anexo à pergunta, o PCP junta a resposta da Galp a um cliente em que, segundo os comunistas, "indicia claramente que não há qualquer intenção de devolução desse recebimento ilegítimo".O parlamentar comunista defende que a Galp deve devolver o dinheiro cobrado aos seus clientes e que a verba não reclamada deveria ser entregue a uma instituição de solidariedade.

Fonte: aeiou quiosque, 17-07-2008

domingo, 20 de julho de 2008

VELHO CONTO DO VIGÁRIO

Recordo que há cerca de 30 anos me ofereceram a possibilidade de jogar no "Katekero". Anos mais tarde, na década de 80, deu-se o caso dos depósitos monetários que a D. Branca tomava à sua guarda compensando os depositantes com uma choruda taxa de 10% ao mês.
Segundo notícias vindas na imprensa, surgiu agora uma "nova D. Branca". Para entrar no "negócio" cada pessoa terá de pagar EUR 2000.
Todos estes jogos assentam num esquema em pirâmide de recrutamento de pessoas que aplicam as suas poupanças mediante a promessa de usufruírem de elevados rendimentos. Porém, só os primeiros a entrar neste esquema poderão ver o capital investido recuperado e bem remunerado. Os "investidores" mais recentes serão fortes candidatos a perder o seu dinheiro devido ao inevitável colapso financeiro que ocorrerá fatalmente quando se esgotar o mercado de novos aderentes. A "bolha" deixará de ser alimentada e morre de fome (de dinheiro).
Será que os "jogadores" têm consciência que no final do jogo haverá sempre alguém prejudicado? Ou tendo essa percepção, pensarão que o prejuízo só acontece aos outros e na ânsia de muito lucrarem, o mal alheio não entrará nas suas contas.
Sabemos que há uma crise no país, que há famílias endividadas, etc., mas também não ignoramos que há pessoas que alimentam o sonho de enriquecer rapidamente. Nada disto justifica que as pessoas caiam num conto de vigário arquitectado por alguém que aproveita bem a fragilidade de estados de espírito alimentados por uma ganância desmedida associados a baixos índices culturais.
Gostaria até de saber se este fenómeno apenas decorre de características individuais ou da mentalidade colectiva de cada país. Uma coisa parece certa: estamos em presença de um problema de educação ou de formação das mentes.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

FILOSOFIAS DE JOGO (III)




"Jogar futebol é simples, mas o mais difícil que existe, é jogar futebol simplesmente."

(Johan Cruyff, ex-jogador e treinador holandês)

quinta-feira, 17 de julho de 2008

FORTUNA ILÍCITA


"EM PORTUGAL, QUEM FEZ FORTUNA POR MEIOS ILÍCITOS, JÁ TEM OS MEIOS SUFICIENTES PARA DEMONSTRAR QUE OS MEIOS FORAM LÍCITOS."

(Comendador Marques Correia - Expresso 12-07-2008)

NR - Só não se percebe porque razão aparece esta foto. Não creio que possa estar associada à frase do comendador.

terça-feira, 15 de julho de 2008

CARTÃO EUROPEU DE SAÚDE

Se apesar da crise tenciona aproveitar o período de férias para viajar na Europa, o "Pai do Bicho" recomenda que se previna munindo-se do Cartão Europeu de Saúde.
A Comissão Europeia criou o cartão europeu de seguro de doença (CESD), que substitui eventuais documentos para aceder a cuidados de saúde, em particular o modelo E-111.

Em Portugal é possível pedir a sua emissão na instituição de previdência onde se encontra inscrito. Também pode pedir o seu cartão na Loja do Cidadão.
Se viajar com a família, deverá pedir um cartão para cada elemento do agregado, pois este documento é individual.
Convém fazê-lo uma ou duas semanas antes da viagem. Prevê-se que o cartão seja enviado para casa cinco dias após o pedido, mas podem ocorrer atrasos, sobretudo no Verão ou em épocas festivas, como o Natal, Carnaval e Páscoa. Se os serviços não puderem enviá-lo a tempo, fornecem-lhe um certificado provisório.
O cartão dá acesso a tratamentos urgentes (como o modelo E-111) e a outros em consequência de um acidente, doença ou maternidade. Só não poderá utilizá-lo se for ao estrangeiro para obter um tratamento que, por limitações técnicas ou outras, é inviável em Portugal. Munido deste cartão, tem acesso a cuidados médicos nas mesmas condições dos residentes do país onde se encontra. Ou seja, recebe cuidados gratuitos, paga eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas.
Além dos viajantes, o cartão pode ser usado por quem residir temporariamente no estrangeiro (estudantes, por exemplo). Ainda não foi definido um prazo, mas, em princípio, o cartão será válido durante um ano. Trata-se de uma vantagem sobre o modelo E-111, cuja validade era limitada ao período de estada no estrangeiro.
Onde posso utilizar? Em qualquer dos 25 países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. No Reino Unido, não tem de apresentar o cartão, bastando identificação através do B.I.
Convém referir que se pretendem tratamentos do Serviço Nacional de Saúde.
Mais informação em:
http://europa.eu.int/comm/employment_social/healthcard/index_en.htm http://europa.eu.int/comm/employment_social/healthcard/situation_en.htm http://europa.eu.int/comm/employment_social/cld/public/findInstitution.do

segunda-feira, 14 de julho de 2008

A QUEM APROVEITARIA MELHORES SALÁRIOS?

O capitalismo selvagem despoletou uma crise que se vai agravando com prejuízo evidente para a classe média e para os mais desfavorecidos. O Estado Social é contestado pelos seguidores da corrente liberalista; a corrupção e o tráfico de influências grassa epidemicamente; os agentes financeiros e económicos manifestam permanentemente uma avidez desmedida por lucros crescentes, muitas vezes conseguidos à custa de baixos salários, utilização de paraísos fiscais para negócios ilícitos, práticas especulativas bolsistas, etc...
A História tem-nos ensinado que os ciclos têm um princípio, meio e fim. Este ciclo também terá a sua ruptura. Basta que os insaciáveis capitalistas cheguem à lógica conclusão que só poderão existir consumidores/trabalhadores a contribuir para a sua "engorda" se o seu poder de compra não for constantemente subtraído e se a riqueza produzida for distribuida com maior justiça pela via de maiores salários, já que não é crível que melhores retribuições pelo trabalho sejam sustentadas pela ideia de fazer justiça a quem trabalha.
Melhores salários proporcionam aos trabalhadores melhor qualidade de vida e uma forte motivação conducente a níveis de produção superiores.
Senhores capitalistas aprendam com Robert Bosch.


"Não pago bons salários por ter muito dinheiro. Tenho muito dinheiro porque pago bons salários"
(Robert Bosch, fundador da empresa alemã Bosch)

domingo, 13 de julho de 2008

MUSEU DE MINIATURAS - GUADALEST

Guadalest é um pequeno município de Espanha situado numa zona montanhosa a cerca de 24 kms. de Benidorm, com uma população que ronda os 220 habitantes numa área de 16 Km2.

Há pouco mais de um mês tive o privilégio de visitar esta localidade, cujo acesso à parte antiga só é possível a pé, através de um túnel cortado na rocha onde se erguem as ruínas do castelo. Existe até alguma semelhança entre Guadalest e Óbidos.















O que mais me impressionou nesta visita foi um curioso Museu de Miniaturas, único no mundo, onde podem apreciar-se versões microscópias de várias pinturas e esculturas efectuadas sobre bago de arroz e asa de mosca.
As obras expostas foram executadas com a pestana de um neto do artista, que dada a precisão que o seu trabalho exigia teve que aprender a controlar os batimentos cardíacos.














As peças são observadas pelos visitantes através de microscópios.
Dada a originalidade e beleza únicas dos trabalhos expostos, aqui ficam algumas fotos, que decerto vos farão visitar este singular museu um dia que se desloquem à zona de Benidorm.

sábado, 12 de julho de 2008

FILOSOFIAS DE JOGO (II)



"Uma hora com Marguerite Duras foi mais difícil do que qualquer jogo da minha carreira. Por vezes, até tinha dificuldades em perceber algumas perguntas. (...) Nunca fui entrevistado por ninguém tão ignorante sobre futebol."

Michel Platini (ex-futebolista francês e actual presidente da UEFA)

quinta-feira, 10 de julho de 2008

CARJACKING


Raros são os dias que a imprensa não noticie novos casos de Carjacking. Pela importância de que o assunto se reveste e porque se trata da (in)segurança dos cidadãos, parece-me oportuno incluir neste espaço alguns conselhos emanados da nossa Polícia Judiciária:

Onde é que os Carjackers procuram as suas vítimas?

Sendo um crime de oportunidade, pode acontecer em qualquer lugar, embora alguns locais sejam mais vulneráveis: Caixas Multibanco (ATM’s); áreas de serviço em Self-service e lavagens de carros; parques de estacionamento e garagens com muito movimento (grandes superfícies e estabelecimentos comerciais); locais ermos ou com fraca iluminação; zonas residenciais.
Não coloque no seu carro autocolantes que possam identificar onde mora, ou os locais que frequenta. Essa informação pode ser usada contra si; para evitar outros roubos que se seguem ao carjacking, separe as chaves do seu carro das de sua casa e do trabalho;

Ao entrar no seu carro

Caminhe com normalidade e sempre alerta; seja cauteloso com as pessoas que lhe pedem informações. Confie nos seus instintos! Se algo o intranquilizar, não deve dirigir-se para o carro, mas sim para um local seguro e, de imediato, ligar para a polícia local. Os suspeitos não devem ser confrontados a não ser pelas autoridades policiais; aproxime-se sempre do seu carro com as chaves na mão, mas sem as exibir. Olhe em redor do carro antes de entrar no veículo; não utilize o comando automático para abrir as portas a uma longa distância.
Durante a condução

Mantenha sempre as portas trancadas e as janelas fechadas (se estiver calor e o seu carro não tiver ar condicionado, abra apenas um pouco as janelas) independentemente da distância ou da zona onde circula; evite viajar sozinho, especialmente à noite; esteja atento a possíveis abordagens quando parar em semáforos e passadeiras; quando se aproximar de um STOP, deixe algum espaço de manobra para os outros carros, especialmente de noite, ou se desconfiar de algo; quando se aproximar de um semáforo, vá reduzindo a velocidade lentamente, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver verde, evitando assim parar; se tiver que parar, mantenha sempre a primeira mudança engrenada; procure sempre conduzir mantendo uma distância segura entre o carro que segue à sua frente. Isto dar-lhe-à espaço para uma fuga de emergência, além de lhe permitir uma melhor visibilidade; não pare para ajudar um estranho cujo carro avariou. Pode ajudar conduzindo até ao telefone SOS mais próximo ou utilizando o seu telemóvel para pedir auxílio policial. Sempre que a situação envolva uma emergência policial ou médica, ligue 112; esteja atento a técnicas de assalto. Se perceber que foi embatido propositadamente por outro carro, não saia da viatura se não se sentir seguro e protegido. Nesse caso, aponte a marca e matrícula da viatura, ligue as luzes de emergência da sua viatura ("piscas"), e conduza de modo seguro até ao Posto Policial mais próximo ou outro local em que se sinta em segurança; evite atalhos que o levem por zonas desconhecidas ou inseguras; se tiver um furo num local inseguro ou sem iluminação, dirija-se para o local público mais próximo. Apesar de inutilizar o pneu, pode salvar a sua vida; nunca viaje com objectos de valor à vista; preste atenção aos veículos que suspeite que o estejam a seguir. Se suspeitar que está a ser seguido, dirija o seu carro para uma zona segura, de preferência para um local com muito movimento, para junto de uma esquadra de polícia ou use o seu telemóvel e ligue 112. Fique atento a tudo em seu redor. Não se distraia. A surpresa é a grande arma do assaltante!!!

Ao sair do seu carro

Nunca deixe as chaves na ignição ou carro a trabalhar, mesmo por breves instantes; nunca deixe objectos de valor à vista, mesmo com o carro fechado. Guarde sempre os objectos na mala; estacione sempre em áreas bem iluminadas. Evite estacionar próximo de veículos de grandes dimensões, ou qualquer outra coisa que limite a sua visibilidade; ao entrar na garagem com portão automático, espere que este feche, certificando-se de que não foi seguido; mesmo que esteja apressado, observe o meio envolvente antes de sair do carro e fique atento ao ambiente que o rodeia. Uma vez mais, confie nos seus instintos se a situação não lhe parecer segura e saia da zona com o seu veículo.
Esteja atento e alerta ao ambiente que o rodeia; nunca fique dentro do carro estacionado num local vulnerável. Pode transformar-se na vítima perfeita;

NUNCA ESQUEÇA QUE O SEGURO MORREU DE VELHO!!!

quarta-feira, 9 de julho de 2008

PRESIDENTE OU PRESIDENTA?


Disse a Presidenta da Fundação José Saramago:

"Só os ignorantes é que me chamam presidente [em vez de presidenta]. A palavra não existia porque não havia a função, agora que existe a função há a palavra que denomina a função. As línguas estão aí para mostrar a realidade e não para a esconder de acordo com a ideologia dominante, como aconteceu até agora. Presidenta, porque sou mulher e sou presidenta."

Pilar del Río, "Diário de Notícias", 06-07-2008

O Dicionário Aurélio ensina que o feminino de presidente é presidenta. É isso mesmo, com o “a” no final. Talvez seja um pouco estranho ao ouvido por falta de costume.
Sobre o assunto o Prof. Hélio Consolaro explica:
A predominância do masculino na língua reflete o machismo. Se houver numa sala 39 mulheres e um homem, o orador deverá usar o masculino na sua invocação: prezados senhores… No máximo, falará: prezadas senhoras e prezado senhor. Ofenderia o macho presente se o orador generalizar pelo feminino e dissesse apenas: prezadas senhoras.Assim, em passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registam e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.

terça-feira, 8 de julho de 2008

A PRAIA VISTA DE CASA


Ao chegar à praia somos muitas vezes surpreendidos com condições adversas que fazem gorar as expectativas criadas.
Será de toda a conveniência saber por antecipação que condições atmosféricas e do mar vamos encontrar na praia escolhida como destino.
Isso é possível através do link "O tempo na praia", que a partir de hoje está disponível na respectiva barra no "Pai do Bicho".

segunda-feira, 7 de julho de 2008

ROMAN ABRAMOVICH


Milionário pagou milhões para obter favores políticos

Patrão do Chelsea admite fraudes

Roman Abramovich, o milionário russo patrão do Chelsea, admitiu o pagamento de largos milhões de dólares em troca de favores políticos e para protecção pessoal com o objectivo de se apropriar da riqueza mineral da antiga União Soviética.
A forma como o outrora comerciante de rua conseguiu construir uma fortuna avaliada em cerca de 11,4 mil milhões de libras (14,4 mil milhões de euros) foi explicada pela primeira vez pelo próprio, em documentos judiciais aos quais o jornal britânico ‘The Times’ teve acesso. Abramovich, de 41 anos, foi forçado a contar como enriqueceu, isto depois de o antigo mentor Boris Berezovsky, de 62 anos – inimigo público do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin –, refugiado no Reino Unido, o ter processado no Tribunal Comercial de Londres e reclamado uma indemnização de quatro mil milhões de dólares (cerca de 2,5 milhões de euros).
Berezovsky diz que Abramovich se tornou num homem de mão do ex-presidente Vladimir Putin recorrendo a ameaças de confiscação – e à prisão de um amigo – para o pressionar a vender ao desbarato acções de antigas empresas estatais. Por seu lado, Abramovich acusa Berezovsky e um oligarca da Geórgia de terem exigido avultadas verbas para o ajudar a sair da obscuridade. O oligarca, Arkady Patarkatsishvili, surge como um intermediário-chave, que fez passar mensagens entre os dois ex-amigos. Abramovich ofereceu-lhe 500 milhões de dólares (318 milhões de euros) em troca de protecção no negócio das siderurgias. Há cinco meses, Patarkatsishvili foi encontrado morto na sua casa de Surrey.
A vasta riqueza de Abramovich tem raízes na petrolífera siberiana Subneft, privatizada em 1995 pelo então presidente russo, Boris Ieltsin, num leilão que alguns especialistas suspeitam ter sido viciado. O patrão do Chelsea admite agora ter feito pagamentos a Berezovsky, então conhecido como padrinho do Kremlin, para garantir o negócio do petróleo e minerais, com os quais alcançou a fabulosa fortuna.


Fonte: "Correio da Manhã" 06-07-2008

domingo, 6 de julho de 2008

PEQUENOS INVESTIDORES PROTEGIDOS


Já aconteceu a muito boa gente dirigir-se ao seu Banco com a finalidade de investir pequenas poupanças e ser-lhe "vendido" um produto financeiro que envolve risco de capital, do qual não se apercebeu ou não avaliou devidamente no acto de subscrição. O arrependimento surgirá irremediavelmente tarde de mais, ou seja na data de vencimento do produto que lhe fora vendido, ao verificar que o montante resgatado é inferior ao valor inicialmente investido.
Cabe aqui uma pequena recomendação. No acto de subscrição dum produto financeiro, o investidor deve pedir sempre a respectiva ficha técnica e analisá-la atenciosamente.
Para impedir surpresas penalizantes aos pequenos investidores, a CMVM e o Banco de Portugal em articulação com o Ministério das Finanças implementaram a Directiva dos Mercados de Instrumentos Financeiros (DMIF), que entre outras coisas obriga os Bancos a traçar o perfil dos seus clientes investidores de modo a que os produtos financeiros oferecidos estejam em consonância com a classificação que lhes foi atribuída (vide aviso do Banco de Portugal nº. 2/2007).
Esta medida visa um alto nível de protecção ao investidor, evitando conflitos e prejuízos sempre desagradáveis.
Uma parte significativa dos "posts" publicados na "blogosfera" revelam o descontentamento dos seus autores que criticam "más políticas" que vão surgindo no quotidiano e raramente se enaltece aquilo que é positivo.
APLAUSOS PARA ESTA MEDIDA.

sábado, 5 de julho de 2008

A IMPORTÂNCIA DO CAFÉZINHO


Dois leões fugiram do Jardim Zoológico.
Na fuga, cada um tomou um rumo diferente.
Um dos leões foi para as matas e o outro foi para o centro da cidade.
Procuraram os leões por todo o lado, mas ninguém os encontrou.
Depois de um mês, para surpresa geral, o leão que voltou foi justamente o que fugira para as matas.
Voltou magro, faminto, alquebrado.
Assim, o leão foi reconduzido à sua jaula.
Passaram-se oito meses e ninguém mais se lembrou do leão que fugira para o centro da cidade, quando um dia, o bicho foi recapturado.
E voltou ao Jardim Zoológico, gordo, sadio, vendendo saúde.
Mal ficaram juntos de novo, o leão que fugira para a floresta perguntou ao colega:
- Como é que conseguiste ficar na cidade esse tempo todo e ainda voltar com saúde? Eu, que fugi para a mata, tive que voltar, porque quase não encontrava o que comer...
O outro leão então explicou:
- Enchi-me de coragem e fui esconder-me numa repartição pública. Cada dia comia um
funcionário e ninguém dava por falta dele.
- E por que voltaste então para cá? Tinham-se acabado os funcionários?
- Nada disso. Funcionário público é coisa que nunca se acaba. É que eu cometi um erro gravíssimo. Já tinha comido o director geral, dois superintendentes, cinco adjuntos, três coordenadores, dez assessores, doze chefes de secção, quinze chefes de divisão, várias secretárias, dezenas de funcionários e ninguém deu por falta deles! Mas, no dia em que comi o desgraçado que servia o cafezinho... Estraguei tudo!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

FILOSOFIAS DE JOGO (I)


"Penso que o futebol é um pensamento que se joga mais com a cabeça do que com os pés"

Milan Kundera, escritor checo naturalizado francês

quinta-feira, 3 de julho de 2008

EURO 2008 - BALANÇO SINTÉCTICO

Agora que o Euro 2008 já faz parte do passado, impõe-se fazer um breve balanço sobre a forma como decorreu o evento.
Tratou-se de um bom torneio, oferecendo bons espectáculos porque a maior parte das equipas apresentaram um futebol aberto sem o recurso a grandes amarras tácticas e ao anti-jogo.
Disciplinarmente poder-se-à considerar muito aceitável na medida em que não se registaram muitos casos que ferissem a ética desportiva e durante toda a fase final apenas foram exibidos três cartões vermelhos.
Por parte do público e tendo em conta que afluiram aos estádios austro-suíços cerca de um milhão de espectadores, não se registaram incidentes de relevo, apenas alguns adeptos alcoolizados causaram pequenos distúrbios que não mereceram destaque por parte da imprensa.
Os árbitros escolhidos para esta fase final tiveram bons desempenhos, com alguns (poucos) erros de julgamento que continuarão a acontecer enquanto os juízes forem humanos.

A vitória da Espanha parece inquestionável, já que conseguiu aliar um pleno de vitórias a excelentes exibições, com os seus jogadores a exibirem um elevado nível técnico posto ao serviço de uma verdadeira equipa superiormente orientada por um sábio veterano de seu nome Luís Aragonés.
A ausência mais notada foi a selecção de Inglaterra e a grande desilusão terá sido a representação francesa que acusou demasiado a falta de Zidane e o peso da veterania de alguns jogadores. Da Itália esperava-se uma melhor organização defensiva e por isso terá sido meia desilusão. As selecções da Suíça, Áustria, Suécia, Polónia, Grécia, Roménia, República Checa, Croácia situaram-se a um nível mediano. A Holanda teve um início promissor ao qual não deu continuidade. A Rússia não tendo começado bem, acabou por ter uma boa prestação. A Turquia surpreendeu por ter chegado às meias-finais e a Alemanha foi finalista (o que se tornou quase um hábito) mas desta vez vencido e... bem.

E Portugal? Partindo com expectativas muito elevadas chegou aos quartos-de-final. Exibiu-se bem nos dois primeiros jogos, cumpriu calendário no jogo com a Suíça e claudicou irremediavelmente no sector defensivo contra uma Alemanha que em termos de eficácia revelou ser a melhor equipa do torneio.

Muitos críticos de Scolari dirão que com outro seleccionador Portugal teria ido mais longe. É uma afirmação descabida porque não existe termo de comparação. Houve muito folclore e a consequente onda de entusiasmo que se gerou, elevou demasiado a fasquia. Creio que a prestação da equipa portuguesa não desiludiu nem superou as expectativas. Alcançámos o lugar que merecemos e não adianta refugiarmo-nos no velho choradinho luso de nos vitimizarmos das arbitragens, chuva, azar, lesões, etc...
Foi ontem divulgado pela FIFA o novo ranking mundial das selecções de futebol e Portugal classificou-se em 9º. lugar. Pergunta-se: em quantos sectores de actividade se encontra o nosso país melhor classificado?
Em 2012 há mais.

quarta-feira, 2 de julho de 2008

EDP E A SOPA DOS POBRES



O endividamento das famílias tem preenchido nos últimos tempos páginas dos nossos jornais, aberto sessões informativas nas televisões e tem sido tema de vários debates.
Também a palavra solidariedade é pronunciada com frequência por governantes e elementos da oposição.
Ora bem... Se misturarmos numa panela o problema social acima referido com a tal solidariedade com que os políticos enchem a boca, é bem possível que resulte daí um cozinhado em que o valor das dividas não pagas incorridas pelas famílias sejam regularizadas pelos cidadãos cumpridor
es. Assim seria garantido que todos os credores eliminariam nos seus balanços contabilísticos o crédito mal parado. A esta confecção culinária poderíamos chamar "sopinha solidária".
Tudo isto, embora absurdo carece de originalidade porque esta ideia já foi lançada pela EDP relativamente às dívidas incobráveis dos seus consumidores.
Será que a EDP também precisa de se alimentar com a "sopinha dos pobres"? Se Sidónio Pais ainda fosse vivo permitiria que este gigante da energia se alimentasse na popularmente apelidada "Sopa do Barroso" que ele próprio fundou?
Como diria o "Cónego Remédios": "Oh meus amigos! Não havia nexexidade"!
A EDP não precisa de esmolas para manter os elevadíssimos lucros que anualmente apresenta e não pode ter a pretensão utópica de cobrar todas as dívidas. Em quase todas as actividades económicas existe o fenómeno das dívidas incobráveis, que são no fundo um risco inerente ao negócio e é tão normal que até o Plano Oficial de Contabilidade prevê provisões que lhe dêm cobertura.
Este expediente que a EDP quer pôr em prática está a ser objecto de uma consulta publica que finaliza em 7 de Julho próximo, mas nem todos os cidadãos têm conhecimento da sua existência.
Para que o resultado desta consulta seja impeditivo da EDP usar e abusar injustamente da bolsa dos consumidores cumpridores, é fundamental que participemos no referido inquérito.

Para isso basta copiar o texto abaixo e enviar uma mensagem para o endereço:

consultapublica@erse.pt

Exmos Senhores:
Pelo presente e na qualidade de cidadão e de cliente da EDP, num Estado que se pretende de Direito, venho manifestar e comunicar a Vªs Exªs a minha discordância, oposição e mesmo indignação relativamente à "proposta" - que considero absolutamente ilegal e inconstitucional - de colocar os cidadãos cumpridores e regulares pagadores a terem que suportar também o valor das dívidas para com a EDP por parte dos incumpridores.
Com os melhores cumprimentos,