Conta a lenda que Lisboa teria sido fundada por Ulisses após a guerra de Tróia. Seja mito ou verdade, passou a fazer parte da história de Lisboa. Até Camões fez referência a Ulisses na sua epopeia Os Lusíadas.
Por volta de 1200 a.c., os Fenícios fundaram uma povoação a que deram o nome de Alis Ubbo («enseada amena»).
Olisippo Felicitas Júlia, era o nome da cidade de Lisboa na época dos romanos. No século I antes da nossa era, foi concedido a Olisippo o estatuto de municipium civium romanorum. Os habitantes da cidade passaram a usufruir dos mesmos direitos que os cidadãos de Roma e tinham grande autonomia.
Depois vieram as invasões bárbaras, a partir do século V da nossa era. Alanos, Vândalos, Suevos e os Visigodos. Os Visigodos, já no século VI, alteraram o nome da cidade para Ulixbuna ou Ulixbona. Com a vinda dos árabes, no século VIII, veio também a mudança (mais uma vez) do nome da cidade para Al-Usbuna.
Apesar da pesquisa efectuada pelo Pai do Bicho, não foi possível apurar quando é que Lisboa assumiu o nome actual.
Em frente Al-Usbuna, na margem oposta do Tejo, erguia-se a fortaleza de Al-Madan. Al-Madan, agora mais conhecida por Almada.
Em frente Al-Usbuna, na margem oposta do Tejo, erguia-se a fortaleza de Al-Madan. Al-Madan, agora mais conhecida por Almada.
1 comentário:
Muito interessante esta pequena compilação histórica. Parabens
Enviar um comentário