quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA

Se neste primeiro dia de Dezembro perguntássemos aos portugueses o que significa para eles a "restauração", não surpreenderia que muitas respostas tendessem associar a palavra a uma vertente da indústria hoteleira. Até parece anedota, mas o Pai do Bicho crê que não é preciso ser bruxo para adivinhar o resultado duma eventual sondagem onde este assunto fosse aflorado.
Para muitos, este dia é apenas mais um feriado aproveitado por muitos para efectuarem as primeiras compras de natal.
Esta data é indubitavelmente muito importante e todos os portugueses deviam ter bem presente que se deu o nome de Restauração ao regresso de Portugal à sua completa independência em relação a Castela em 1640, depois de sessenta anos de regime de monarquia dualista (1580-1640) em que as coroas dos dois países couberam ambas a Filipe II, Filipe III e Filipe IV de Castela.
Dando como adquirido que a uma parte substancial dos portugueses desconhece ou não se recordará o que aconteceu em 1 de Dezembro de 1640, o Pai do Bicho pensa que as autoridades competentes deveriam investir mais na divulgação deste acontecimento que marcou decisivamente a história de Portugal.
Um povo que não conhece a história do seu país dificilmente valorizará a sua soberania. Isto parece particularmente grave neste momento em que está em causa a nossa independência .

Sem comentários: