quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MEDINA CARREIRA E A CLASSE POLÍTICA

Ao fim da noite de ontem, no programa da SIC Notícias, Negócios da Semana, o país teve oportunidade de ouvir o Prof. Medina Carreira (ex-ministro e fiscalista) criticar a classe política. Disse:

«Os políticos lutam para ver se têm acesso aos lugarzitos que restam, para empregar os primos, os tios, para fazer negócios de auto-estradas e outras coisas do género». E concluiu: «Portugal hoje é um grande BPN».
«Sempre que um partido em Portugal tem maioria absoluta, os deputados ficam reduzidos a zero. Se tem maioria relativa, há estas contendas brutais em que o PSD está metido. E, portanto, digladiam-se para ver se têm acesso aos lugarzitos que restam».
O responsável disse ainda que a política não se pode basear apenas em programas eleitorais e que a recuperação passa pelo investimento externo. «Tem que se ver no terreno se é por causa dos ordenados, das leis laborais, da burocracia, dos tribunais, dos corruptos. O Governo deveria fazer um inquérito para saber porquê que é que isto acontece e depois propor as medidas»,

O "Pai do Bicho" não está de acordo com a carga catastrofista que o Prof. Medina Carreira transmite, mas não deixa de reconhecer que a gravidade do assunto não está nas suas declarações, mas na efectiva constatação dos factos.
As declarações do ex-ministro foram classificadas por alguns de alarvidades; para outros terão sido verdades duras e cruas
Não seria grave se apenas o Prof. Medina Carreira se manifestasse desiludido com a classe política, mas o "Pai do Bicho" está convicto que esse sentimento é partilhado pela maioria dos portugueses e isso já é preocupante.
Talvez se possa inferir que o Prof. Medina Carreira considere que os Partidos Políticos têm sido nefastos à Democracia, mas a verdade é que está por descobrir como se pode viver em Democracia sem os ditos.
O "Pai do Bicho" crê que o aparecimento de Movimentos Cívicos também não será solução, porque as suas fileiras seriam inevitavelmente preenchidas por políticos e teríamos mais do mesmo: clientelismo, corrupção, mediocridade, arrogância, etc...
Tomando como inquestionável o regime Democrático e concordando com as célebres palavras de Winston Churchill - "Ninguém pretende que a democracia seja perfeita ou sem defeito. Tem-se dito que a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos." - resta exigir aos políticos seriedade e competência, esperando que adoptem uma postura que os dignifiquem.

O PAÍS AGRADECE.

1 comentário:

Páscoa disse...

Amigo Zé,

Vi e concordo sempre com as apreciações apaixonantes do Prof.Medina Carreira sobre a situação.Daqui a uns anos veremos um outro ex-ministro das Finanças ou Economia produzir idênticas opiniões, pois já lá não está, tal como este.Quem entende um pouco de política e conheça a mentalidade dos políticos e não só sabe que as coisas se processam assim.Enquanto detentores do cargo são contestados por uns ou por outros.Quando saem contestam os que para lá vão.Aqui não há nada a fazer, faz parte da condição humana e nem tão pouco é condenável.Quanto á Democracia, eu gostava (opinião pessoal, claro) de chamar a este regime DEMOCRÁTICO - não é.Teóricamente é, na prática não.Na prática é uma ditadura como todas as outras (quando um partido tem maioria absoluta), e arrisco-me a dizer que, mesmo sem maioria absoluta, e digo-te porquê, Zé; é porque, de facto, hoje em dia, não só em Portugal,mas também na maior parte das ditas "Democracias" os partidos são meros peões de brega das suas clientelas.Então não era tão bom entregar-se tudo á iniciativa privada? Então não favorecia o consumidor por causa da concorrência, blá, blá, blá...Os resultados estão á vista.É porque, Zé, eu não considero ditadura apenas uma forma de governo ditatorial em que um único partido toma todas as decisoes sem ouvir os cidadãos.Tu sabes que é verdade, todos sabemos, que, quando estás a pagar qualquer coisa, seja o que for, tu não negociaste aquele preco através do teu partido (neste caso, por ex. se fores PS) e a entidade que te cobra o serviço.Os preços, como sabes, hoje, são impostos pelas entidades que detêm o poder económico.Que faz o governo? Nada.Zero.

Isto é ou não é ditadura pura e dura?

Ainda acreditas na honestidade dos detentores do poder? Eu, não.

Modifiquem-se as Leis, punam-se com dureza os autores dos imensos casos de corrupção que campeiam no País, retirem-se imunidades parlamentares e governativas e talvez aí a coisa se modifique.Enquanto isso não acontecer, Zé, e desculpa lá o desabafo- que se f... esta democracia.


Um abraço

Páscoa.