segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PEIXE NÃO PUXA CARROÇA?

"Malandro é o cavalo marinho, que finge que é peixe para não puxar carroça..."
A conhecida expressão popular que afirma que "peixe não puxa carroça" terá a sua razão de ser no facto de que por um lado a digestão do peixe é mais fácil e por outro o de ser consumido, preferencialmente, cozido ou grelhado.
Este é um dos mitos associados ao consumo de peixe e que leva tantos de nós a cometer erros alimentares. Mas o mito não nasceu por acaso: resulta da sensação precoce de "fome" após uma refeição de peixe.
É falso dizer-se que o peixe não alimenta. O peixe é mais facilmente digerido do que a carne e uma fonte de proteínas de elevada qualidade, tendo um teor de gordura mais reduzido. As gorduras do peixe são mais saudáveis.
Uma das formas de atrasarmos a digestão do peixe é acompanhar a refeição com outros alimentos de digestão mais demorada, nomeadamente vegetais folhosos como as couves e leguminosas como ervilhas, feijão, grão-de-bico, lentilhas...travando assim o impulso de voltar a comer.
Muito se tem falado nos óleos de peixe e nos seus benefícios para a saúde humana.
Mais concretamente, O interesse pelo consumo de peixe foi motivado pelo facto de se ter constatado que a população esquimó apresentava níveis muito baixos de colesterol no sangue, constatou-se que a sua alimentação (à base de peixe) era rica em gorduras animais. Paralelamente e, ao contrário do verificado no mundo ocidental, as doenças reumáticas e cardiovasculares eram menos frequentes nesses indivíduos, o que desencadeou uma série de estudos tendentes a encontrar um explicação para este facto. Posteriores análises ao sangue dos esquimós, revelaram então a presença de níveis elevados de ácidos gordos essenciais de um tipo especial, que viriam a ser conhecidos por Ómega-3.
Pelas razões apresentadas, o Pai do Bicho está convicto que quando Margarida Sousa Uva (mulher de Durão Barroso) recomendou aos portugueses: "sigam o cherne", estava concerteza a pensar nos benefícios do consumo de peixe. Concordam?

1 comentário:

Páscoa disse...

Sim, Zé, concordo com os benefícios do peixe, mas quanto ao Durão, a Margarida enganou-se, ele não é um cherne, é um grande tubarão, portanto, logo, é de uma espécie perigosa.Não te aproximes.Depois desta graçola, força para o recém-nascido 2010 e muita saúde.

Um grande abraço

Páscoa