sexta-feira, 23 de julho de 2010

CERTIDÕES DE RESIDÊNCIA VIA NET


O Ministério das Finanças disponibilizou na Internet a emissão de certidões de residência aos contribuintes, sem quaisquer custos.
De acordo com um comunicado do Ministério das Finanças e da Administração Pública, a emissão das certidões através da Internet é totalmente gratuita, contrariamente às emitidas em papel nos Serviços de Finanças, que são pagas.
O mesmo documento revela que os Serviços de Finanças da Direcção-Geral de Contribuições e Impostos (DGCI) emitem vários milhares deste tipo de certidões aos contribuintes e que a “sua disponibilização na Internet vai dispensar todos os interessados de se deslocarem pessoalmente aos serviços, podendo obter a sua emissão a qualquer hora do dia, em sua própria casa, e sem qualquer custo”.
Para obter uma certidão de residência basta aceder ao
Portal das Finanças e possuir uma senha de acesso.
O sistema emite a certidão com um código seguro de validação que depois serve para todos os interessados poderem verificar através do site da DGCI , a garantia da sua autenticidade, explica o documento.
O Ministério das Finanças adianta que "este novo serviço vai diminuir os custos financeiros, temporais e burocráticos dos contribuintes e libertar recursos internos da DGCI para tarefas de maior valor acrescentado".

Sem comentários: