sábado, 14 de agosto de 2010

EXPOSIÇÃO POVO-PEOPLE

Integrada nas comemorações do Centenário da República está patente no Museu da Electricidade a exposição internacional "POVO-PEOPLE".
A linha orientadora desta exposição propõe ao público/povo de hoje várias respostas possíveis através de uma nova reflexão visual, estética, simbólica, sociológica e política sobre a génese e a evolução do conceito de POVO. numa mostra que rejeita qualquer conotação ideológica.
Entre quadros e fotografias, cartazes e 'cartoons', entre cinema e literatura, televisão e música, esta exposição procura mostrar os muitos povos que há dentro de um povo.
Marchando alinhados ou em desordenadas manifestações, gritando o nome dos seus ditadores ou avançando sobre eles. Esbracejando agitados num ecrã de televisão ou num estádio de futebol. Caminhando pelas ruas, entrando nas fábricas, nos escritórios, nas suas casas. Falando em uníssono ou em surdina. Entre as multidões ou nas ruas desertas. Em todos os lugares onde há gente há povo. Mas então o que é o povo? É a pergunta que faz a exposição "POVO-PEOPLE", através de 300 obras de arte, e outras tantas centenas de filmes e documentos, procurando precisamente não dar resposta alguma, mas colocar a cada espectador o que é e quem é dentro desse povo.
Depois do 25 de Abril, o povo era sempre representado por uma camponesa, um operário e um militar. No salazarismo, eram as multidões a ouvir os discursos de Salazar. O povo é o mesmo, mas a forma de o olhar e de o representar vai mudando e é essa mudança que esta mostra dá a conhecer.
Vale a pena visitar a exposição e apreciar algumas das preciosidades expostas de autoria de Júlio Pomar, Mário Cesariny, Bordalo Pinheiro, Paula Rego, Vieira da Silva, João Abel Manta entre outros.

Informações úteis:
Local: Lisboa, Museu da Electricidade
Período de exibição: 19 de Junho a 19 de Setembro de 2010
Horário: todos os dias, entre as 10h e as 18h e aos sábados até às 20h
ENTRADA LIVRE
Transportes:
Eléctrico 15 Autocarros 28 – 714 – 727 – 729 – 751
Comboio Cais do Sodré – Cascais (Estação de Belém)
Barco Trafaria – Belém e Cacilhas – Belém

Sem comentários: