segunda-feira, 2 de maio de 2011

OSAMA BIN LADEN (1957-2011)



Bin Laden nasceu na Arábia Saudita em 1957 e consta que tinha mais de 50 irmãos. Era filho do magnata da construção Mohamed Bin Laden. Estudou economia e gestão e o seu primeiro casamento foi com uma prima síria aos 17 anos, crendo-se que tenha tido 23 filhos de, pelo menos, cinco mulheres.
Bin Laden utilizou a sua fortuna para financiar o Jihad (guerra santa) contra os soviéticos e depois contra os americanos.
Financiado pelos Estados Unidos, Bin Laden lutou ao lado de rebeldes contra tropas soviéticas no Afeganistão nos anos 80, o que acabou levando à criação da Al-Qaeda, em 1988, organização fundamentalista islâmica responsável por diversos atentados contra alvos civis e militares nos cinco continentes.
Entre as acções terroristas desencadeadas pela al-Qaeda destacam-se as explosões nos comboios de Madrid (2004), no metro de Londres (2005), os ataques às embaixadas americanas na Tanzânia e no Quénia (1998), discoteca em Bali, Indonésia (2002), a ofensiva contra o navio americano “USS Cole” no Iêmen (2000) e várias acções no Iraque. Mas o atentado que mereceu maior destaque mediático, justificado pela sua grave dimensão, foi a destruição das torres gémeas em Nova York, no dia 11 de Setembro de 2001.
Consta que o número de vítimas mortais resultantes das acções terroristas planeadas e ordenadas por Bin Laden ascende a 5000.
Depois do "Onze de Setembro", os americanos deram início a uma desenfreada caça ao homem a Osama Bin Laden. Após uma década de intensa perseguição encontraram-no e mataram-no em 1 de Maio de 2011. Finalmente puderam fazer a festa.
Porém, não é previsível quanto tempo vai durar a festa, pois as células da al-Qaeda assemelhando-se a um franchising, estão disseminadas e mantêm-se activas.
O Pai do Bicho não rejeita a possibilidade da al-Qaeda querer vingar o seu líder. Essa provável retaliação poderá impedir que o mundo fique mais seguro apesar do desaparecimento de Bin Laden. Todavia a sua morte não deixa de ser importante, pois foi liquidado um dos símbolos do terrorismo internacional.
Vamos esperar para ver...

Sem comentários: