quarta-feira, 1 de junho de 2011

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA



Após a 2ª Guerra Mundial, em 1945, os países da Europa e Oriente , entraram em crise. As populações destes países viviam com muitas dificuldades, em especial as crianças. Os adultos estavam preocupados em retornar à sua vida normal, relegando a educação para último plano. Muitas crianças ficaram órfãs. Havia muita fome e muitas crianças, embora tendo os pais vivos, tiveram de trabalhar no duro para contribuirem para o sustento da família. As condições de sobrevivência eram desumanas.
Corria o ano de 1946 quando a ONU (Organização das Nações Unidas), começou a tentar mudar esta situação criando a
UNICEF que é conhecida mundialmente pelo que faz pelas crianças em todo o mundo!
Apesar de todos os esforços na altura, ainda era difícil fazer com que o mundo olhasse para os direitos das crianças, então em 1950 a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs a ONU que fosse criado um dia dedicado as crianças em todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez em 1 de Junho de 1950. A ONU reconheceu desde então que qualquer criança, independentemente da raça, cor, sexo, o direito a:

- amor e compreensão;
- alimentação;
- cuidados médicos;
- educação ;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz .

Em 20 de Novembro de 1959, estes direitos impuseram-se com a aprovação da "Declaração dos Direitos das Crianças". Este reconhecimento foi muito importante apesar destes direitos nem sempre serem cumpridos. Esta Declaração é uma lista de 10 princípios.
Em 1989 a ONU aprovou um conjunto de leis, a "
Convenção sobre os Direitos da Criança", que em 1990 se tornou lei internacional.

"O melhor do mundo são as crianças..."
(
Fernando Pessoa)

Sem comentários: