sexta-feira, 15 de julho de 2011

COMO REAGIR A UM AGUEIRO

Em contacto com a água do mar, poucos se apercebem de um perigo mortal que silenciosamente os espreita. Ele é quase invisível ao olhar, mas está lá à espera da próxima vítima. São os AGUEIROS.
Um AGUEIRO pode ceifar uma ou várias vidas em minutos. São conhecidas situações em que morreram quer a vítima quer o seu pretenso salvador, não obstante saberem nadar bem, pois nada puderam fazer contra tais correntes.
Mas afinal o que é um AGUEIRO?
Os AGUEIROS são conhecidos por "Rip Current" ou "corrente submersas de retorno", que variam em tamanho, largura, profundidade, forma, velocidade e potência.
São perigosos fenómenos da costa Atlântica portuguesa que ceifam muitas vidas em cada época balnear e mesmo para além dela. Normalmente, o agueiro poderá levar a pessoa para longe da costa (inevitavelmente para fora de pé) e não para o fundo. Essa corrente de retorno poderá produzir efeitos entre 5 a 50 metros para lá da zona de rebentação. Depois, o AGUEIRO perde intensidade e dissipa-se.







O QUE FAZER SE FOR "APANHADO" POR UMA DESTAS CORRENTES SUBMARINAS?

"A maioria dos banhistas entra em pânico e, em vez de se deixar levar pela corrente, luta contra ela, acabando por perder a força e ser arrastado pelo mar"

NÃO RESISTIR E NÃO ENTRAR EM PÂNICO
Aconselham-se os banhistas a não entrarem em pânico e não resistirem ao AGUEIRO. Deverão tentar nadar em diagonal à direcção da corrente, de forma a serem arrastados lateralmente e não para o interior do mar. Quando se aperceberem que já se encontram fora do raio de acção do AGUEIRO, deverão nadar calmamente em direcção ao areal.
Poderão também tentar boiar à superfície e, sem perder a calma, acenar com os braços a pedir socorro.


Esta informação pode salvar vidas. Não a guarde só para si...
Se vai à praia este ano, consulte mais detalhes sobre este perigo, no site do Instituto de Socorros a Náufragos (aqui).

Sem comentários: