segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FREDDIE MERCURY



Freddie Mercury nasceu a 5 de Setembro de 1946 na colónia britânica de Zanzibar. Se fosse vivo completaria hoje 65 anos de idade.
Os pais deram-lhe o nome de Farrokh Bulsara, mas foi como Freddie Mercury que conquistou o mundo.
A banda Queen, formada sob os seus comandos, chegaria aos tops mundiais e tornar-se-ia numa das maiores da história da música, com mais de 300 milhões de discos vendidos em todo o mundo - superando os Beatles
Sempre carismático, extravagante e com um estilo inconfundível, Freddie Mercury tornou cada concerto num momento único, carregado de encenações teatrais, com cenários e roupas espalhafatosas. Freddie Mercury tornou-se no símbolo da banda Queen.
Considerado por muitos como a melhor voz de sempre do mundo da música, o vocalista dos Quenn imortalizou temas como "Barcelona", "We are the champions", Under Pressure”, “Will Will Rock You”, “Love Of My Life”, “Somebody To Love” ou “Don’t Stop me now”. Músicas que ainda hoje passam nas rádios e televisões de todo o mundo. Músicas que se mantêm actuais e que continuam a inspirar gerações de músicos.
Em 1991, com Freddie Mercury muito doente, surgiram rumores de que o cantor tinha sida, o que se confirmou numa declaração feita pelo mesmo a 23 de Novembro, apenas um dia antes de morrer. Freddie Mercury morreu na noite de 24 de Novembro de 1991, na sua casa, chamada de Garden Lodge, que ainda hoje atrai as atenções dos milhões de fãs. Continuam a deixar flores, mensagens e lembranças à porta da mansão, Freddie Mercury continua a ser lembrado.
Como foi cremado, o músico não tem uma sepultura e por isso os sítios por onde passou, como a sua casa, tornaram-se autênticos memoriais. O local onde as suas cinzas foram lançadas não é oficialmente conhecido, mas segundo algumas fontes, apenas Mary Austin, ex-namorada de Mercury, saberá o verdadeiro paradeiro, acreditando-se que terão sido lançadas num rio na Suíça, país adoptado pelo músico, onde conta também com uma estátua em sua lembrança, inaugurada em Novembro de 1992.
O Google comemora hoje a vida de Freddie Mercury com uma animação musical. Vale a pena ver.




Para assinalar o aniversário do cantor, os Queen disponibilizaram, pela primeira vez, o “Live at Wembley Stadium” na íntegra (cerca de hora e meia), no Youtube. O concerto realizado em Julho 1986 em Londres, um dos últimos espectáculos dos Queen, é considerado histórico na carreira da banda e será lançado também numa edição especial em DVD.



Sem comentários: