segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

AZEITE - OURO GASTRONÓMICO

Consta que o cultivo da oliveira remonta a 3000 anos a.C. e tanto os gregos como os romanos eram verdadeiros entusiastas na produção do azeite e peritos em descobri-lhe aplicações.
Por muito séculos o cultivo da oliveira ficou restrito a poucos países como: Espanha, Grécia, França, Portugal, e norte de África.
Desde as civilizações antigas mediterrânicas que o azeite é utilizado não só como alimento, mas também como produto básico na medicina tradicional, na higiene, e na beleza.
O azeite, apesar de ser uma gordura saudável, engorda tanto quanto as outras gorduras. Cada 100 g de azeite fornece-nos 900 kcal. Por isso o azeite deve ser utilizado com conta, peso e medida.
Mas é preferível usar o azeite a outras gorduras saturadas como os óleos e margarinas. É que o azeite tem outras vantagens nutricionais, já que é rico em antioxidantes, diminui os níveis de colesterol e contribui para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares, acelera as funções metabólicas, melhora o funcionamento do pâncreas, tonifica a epiderme e diminui o risco de determinados tipos de cancro.
Embora não se possa esperar que o azeite opere milagres na saúde, não há duvida que o seu consumo com moderação, ajuda muito.

Sem comentários: