terça-feira, 15 de dezembro de 2009

NÃO LIXEM A MARGARITIFERA


A barragem de Padroselos, que está a ser construída em Boticas num afluente do rio Tâmega, pode deixar de fazer parte do Plano Nacional de Barragens, que contempla a construção de oito empreendimentos hidroeléctricos.
Isto porque através de um estudo de impacte ambiental foi detectada a existência de uma pequena colónia de mexilhão-de-rio ou margaritifera.
Esta espécie não mede mais que 11 centímetros, não é comestível e encontra-se em vias de extinção. Segundo alguns biólogos, «este tipo de animal faz parte de um ciclo de vida ligado à fauna piscícola, sobretudo às trutas».
Se a obra não continuar será perdido o investimento até agora efectuado no local e não é difícil admitir que a Iberdola não deixará de reclamar as consequentes compensações indemnizatórias por ser impedida de concretizar o projecto.
Será o Ministério do Ambiente a entidade que tomará a decisão final sobre a execução da barragem.
O Pai do Bicho reconhece não possuir conhecimentos técnicos para se poder pronunciar sobre a justeza da decisão que vier a ser tomada, mas não duvida de que a não concretização deste projecto acarretará um elevado prejuízo no erário público, ou seja: aos contribuintes.
É caso para dizer que o adágio popular "quem se lixa é o mexilhão" cai em desuso sendo substituído por outro de cariz mais humano:
"QUEM SE LIXA É O POVO"

Sem comentários: