segunda-feira, 3 de maio de 2010

SORTELHA - Aldeias Históricas (IX)

O Pai do Bicho conclui hoje um conjunto de pequenas descrições ilustradas com fotos de aldeias históricas situadas na Beira Interior do nosso país.
Na etiqueta deste blogue, "Viagens pelo país" encontrarão várias sugestões que apelam a uma visita a estas encantadoras terras portuguesas, que são muitas vezes preteridas quando se escolhem locais para passar férias ou fins de semana prolongados.A vila de Sortelha pertence ao concelho do Sabugal, no distrito da Guarda e assenta num local rochoso de onde se domina o Vale do Alto Côa.
Sortelha tem cerca de duas centenas e meia de habitantes.
Esta vila beirã terá sido um importante castro lusitano, assumindo igual destaque durante as ocupações romana e muçulmana. Contudo, Sortelha seria marcada decisivamente, ao longo de toda a Idade Média. No início, como influente praça-forte nas lutas da Reconquista Cristã; posteriormente, constituindo-se como defesa da zona de fronteira com Castela.
O granito é o suporte para todas as edificações desta aldeia histórica, desde as casas ao empedrado das ruas estreitas, passando pelas muralhas do castelo que se ergue a 760 metros de altitude.

O castelo foi mandado reconstruir por D. Sancho II e sofreu vários restauros (nos reinados de D. Dinis, D. Fernando e D. Manuel) depois de alguns tremores de terra que afectaram a sua estrutura.Sortelha ainda se conserva rodeada de fortes muralhas circulares, que se estendem pelos declives naturais, envolvendo a aldeia como um anel.Na sua urbe destaca-se o recinto da cidadela no cimo de um penhasco mais elevado, com a torre de menagem quadrada ao centro.Daqui abarca-se um amplo horizonte em que se distingue a serra da Malcata e a linha final da serra da Estrela.Além do castelo, é igualmente notável a igreja matriz do século XIV.O "Largo do Pelourinho" é a zona central de Sortelha. Para além dos seus símbolos municipais mais marcantes - a antiga Domus Municipalis e o elegante pelourinho do século XVI -, impõe-se nesta zona a volumetria da cidadela, sólido reduto do castelo erguido no topo de uma colina, a que se acede por uma escada.Bastante curiosos são as formações graníticas conhecidas como "Pedra do Beijo" e "Cabeça da Velha", dois penedos graníticos com formas invulgares.O artesanato de Sortelha passa pelos trabalhos em bracejo, palha de trigo junça e ráfia, pífaros em madeira as mantas de farrapos e os tapetes de Arraiolos.Quem quiser provar a gastronomia local aqui ficam algumas recomendações: cabrito ou borrego na brasa passando pelo javali e veado, prove também os enchidos (morcela, chouriça, farinheira) e os queijos (cabra, ovelha), acompanhados por um bom pão centeio e no fim coma as filhós, os esquecidos e o arroz doce.Esta pequena vila encontra-se muito bem cuidada e não desilude quem a visita.

Sem comentários: