A taxa de desemprego em Portugal atingiu os 11,2% no primeiro mês de 2011 e a situação tende a agravar-se num futuro próximo. Consta até que altas figuras da vida portuguesa estão em vias de perder os seus empregos. Uma das soluções que se deparam aos desempregados passa pela criação do seu próprio emprego, aproveitando os apoios concedidos pelo IAPMEI e requerendo o pagamento, por uma só vez, do montante global das prestações de desemprego. Este é um processo dinâmico a partir do qual os indivíduos identificam, sistematicamente, oportunidades económicas e, respondem, desenvolvendo, produzindo e vendendo bens e serviços.
É verdade que o desemprego é um drama social resultante da crise. Mas também é verdade que para os chineses, crise significa oportunidade. Por isso não surpreende que aqueles que tem privilegiado o relacionamento com os chineses, interiorizassem a filosofia de vida deste povo e empreendessem em transformar a sua crise pessoal numa real oportunidade de negócio.



iniciarmos uma caminhada através de vielas
Chegámos então ao centro histórico da Vila de Sintra, que foi conquistada aos mouros no ano de 1147 e foi classificada como Património Mundial da Unesco em 1995.
processou-se a habitual "foto de família",
passámos por uma cascata de alvas águas
começámos a trepar serra acima, através dum estreito atalho, com piso irregular entre quintas densamente povoadas de frondosas árvores,
até alcançarmos a rampa da Pena.
Como não podia deixar de ser, os nossos amigos alentejanos apresentaram um farnel rico em chouriços e várias qualidades de "belo tintol", que generosamente partilharam com os restantes caminheiros.
atravessou pontes,
visitou uma exposição de camélias
A anteceder a saída do deslumbrante Parque da Pena, tivemos ainda ocasião para apreciar fontes,
e diversos lagos
alguns deles povoados por elegantes cisnes.
Para finalizar o passeio matinal, descemos então a calçada que nos havia de levar de novo a S. Pedro de Sintra.