sexta-feira, 27 de junho de 2008

LADRÕES - AVISO ÚTIL


Recentemente roubaram a mala de uma senhora a qual continha os seus cartões de Crédito, Multibanco e o seu Telemóvel.
Vinte minutos mais tarde quando ela ligou para seu marido utilizando um telefone público para lhe contar o que tinha acontecido, este disse-lhe:
"Acabei de receber um SMS teu que me perguntava qual era o PIN dos teus cartões Multibanco porque não te lembravas e respondi há poucos instantes"!
Alarmados, ambos foram de imediato ao Banco onde foram informados pelo gestor de conta que todo o seu dinheiro havia sido levantado e que a conta estava a zeros. Também tinham sido utilizados os dois cartões de crédito para compras e adiantamentos (cash advance), ficando ambos sem saldo disponível.
O ladrão utilizou o telemóvel para enviar o SMS ao marido da senhora, uma vez que na lista de contactos do telemóvel ele constava como "amorzinho" e assim foi fácil encontrar o contacto que pretendia. Em menos de vinte minutos o ladrão e seus cúmplices limparam a conta bancária e o saldo dos cartões de crédito da senhora.

*RECOMENDAÇÃO:*
Não revelar através do telemóvel, ou seja através da lista de contactos, os dados de quem é quem. Evitar usar nomes como: casa, amor; amorzinho, marido, esposa, pai, mãe, etc...
Ao ser recebido via SMS algum pedido de informação (número de PIN, morada de casa, se uma amiga está em casa, etc.), é muito importante confirmar primeiro antes de responder ligando de volta e falar com a pessoa que está a solicitar a informação. Também é prudente confirmar sempre de viva voz a marcação de encontros inesperados; pode estar em eminência a preparação de uma emboscada tendo como objectivo um assalto.

NÃO ESQUECER QUE OS LADRÕES TAMBÉM PODEM RECORRER ÀS NOVAS TECNOLOGIAS.

Fonte: E-mail J.L.

Sem comentários: