quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ALMEIDA - Aldeias Históricas (I)

O Pai do Bicho inicia hoje um conjunto de pequenas descrições ilustradas com fotos de aldeias históricas situadas na Beira Interior do nosso país.
Não se pretende que esta página mostre exaustivamente cada uma das aldeias. Trata-se apenas de uma sugestão ou desafio lançado pelo Pai do Bicho, para que visite estas encantadoras terras portuguesas, que são muitas vezes preteridas quando se escolhem locais para passar férias ou fins de semana prolongados.


Vamos então começar por Almeida.
A poucos quilómetros da fronteira com Espanha as muralhas de Almeida são um importante monumento nacional.
Esta fortaleza de forma hexagonal com seis baluartes e uma área de 650 metros quadrados num perímetro de 2,5 quilómetros é rodeada por um fosso que atinge 12 metros de profundidade.
A entrada mais significativa desta fortificação é, tal como as outras, dupla e aberta em túnel de abóbada, ostentando as armas reais. Este sistema defensivo construído após a restauração da independência (1640), foi palco de batalhas com os castelhanos nos séculos XVII e XVIII e assumiu importância de vulto no combate às invasões napoleónicas. Dentro das muralhas existe um museu militar, cujas armas, utensílios e documentos parecem dar vida à História de Portugal.O imóvel da Câmara, estilo joanino, de final do séc. XVIII, já foi um quartel de artilharia e também já serviu de prisão.O edifício que serviu de trem de artilharia e arsenal durante os séc. XVII e XVIII foi recuperado e adaptado a centro hípico.Esta fortaleza tem muitos motivos com interesse para ir descobrindo num passeio a pé.

Na próxima semana há mais...

Sem comentários: