quarta-feira, 7 de outubro de 2009

PIOLHOS - CUIDADO COM ELES!

A recente abertura da época escolar pode trazer a alguns pais a surpresa de constatarem que os seus filhos são hospedeiros de piolhos.
O factor de proximidade entre crianças pode facilitar a transmissão, cabeça-a-cabeça, destes parasitas e tanto afecta infantes pobres, da classe média, alta, cabelos curtos, compridos, sujos ou limpos.´
Os piolhos alimentam-se de sangue e, como tal, mordem a pele do couro cabeludo. Enquanto está a sugar o sangue, o insecto expele saliva, que tem características alergizantes, o que causa inflamação da pele e comichão intensa, podendo gerar feridas, que são portas abertas para infecções bacterianas mais graves.
As farmácias têm à venda champôs, insecticidas e cremes de lavagem, que são comprovadamente eficazes na eliminação dos parasitas.
Cumpre aos pais tomar algumas medidas preventivas e o Pai do Bicho aponta-lhes aqui algumas recomendações tendentes a minimizar danos:

- Não usar conjuntamente ou emprestar bonés. escovas ou pentes.
- Manter os cabelos curtos ou aparados durante o período escolar.
- Não se deitar em almofadas usadas por outras crianças.
- Escaldar periodicamente escovas e pentes.
- Se o filho está com piolhos, comunicar aos contactos próximos, escola ou creche, vizinhos e parentes.
- O exame periódico da cabeça das crianças e o uso de pente fino de metal é a melhor prevenção.
Apesar de tudo, o Pai do Bicho está convencido que há muitos "piolhosos" que nunca tiveram piolhos...


NR - O regime deposto em 25 de Abril de 1974 estava infestado destes parasitas, pois as crianças em idade escolar eram obrigadas a pertencer à Mocidade Portuguesa e quando vestiam a respectiva farda eram depreciativamente apelidadas de "PIOLHOS VERDES".

1 comentário:

António disse...

Coitadas das criancinhas!
Já não lhes bastava aquela farda bafienta e ainda os batizarem de "PIOLHOS VERDES"!!!