terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

CLONAGEM DE CARTÕES MULTIBANCO

O Pai do Bicho chama a atenção para um "golpe" que tem como objectivo a "clonagem" de cartões de débito e crédito (multibanco) e sua indevida utilização, que se processa da seguinte maneira:
Ao efectuar um pagamento via débito automático, o funcionário passa o cartão, não regista valor algum e pede ao cliente que digite o PIN na máquina, sem que este se aperceba que o valor da compra não foi digitado.
Quando o cliente digita o seu PIN este aparecerá no ecrã pois a máquina entende-o como sendo o valor da transacção.
O vendedor fica a conhecer o PIN do cartão multibanco e dizendo que houve um erro, pede o cartão, passa-o novamente na máquina, regista agora o valor correcto e solicita ao comprador que digite de novo o PIN para concluir a operação de pagamento.
Assim, o empregado fica com acesso ao número do cartão, ao PIN e a respectiva entidade bancária.
De posse dessas informações o cartão é "clonado" podendo ser efectuadas diversas compras sem que o seu titular tenha delas imediato conhecimento.
Para evitar prejuízos decorrentes deste tipo de "golpe" o Pai do Bicho recomenda muita atenção ao passar o cartão, não digitando o código sem antes conferir o valor da compra que aparecerá no ecrã da máquina.
Somente depois de conferir a importância a pagar se deve digitar a senha.
Cuidado que eles "andem" aí!

(Fonte: e-mail C. Teixeira)

1 comentário:

Unknown disse...

então e quem sofre esse tipo de fraude? Tem forma de recuperar o dinheiro?