terça-feira, 22 de junho de 2010

ENGº. JAMAIS NA CGD


Mário Lino, ex-ministro dos Transportes, é o novo presidente do conselho fiscal das seguradoras da Caixa Geral de Depósitos (CGD). O "Engº. Jamais" vai assim substituir José Saldanha Sanches, falecido a 14 de Maio deste ano, que presidia aos conselhos fiscais da Fidelidade Mundial, Império Bonança e Caixa Seguros e Saúde, esta última a holding que agrega as várias marcas de seguros da CGD.
É por estas e por outras semelhantes que o país está como está. Alguns engenheiros, porque não devem perceber nada de engenharia, ocupam lugares de gestores, de fiscalistas, de auditores, de economistas, de contabilistas, etc, etc, etc. e depois assinam sem saber o quê. Mas isso pouco importa, o que é importante é que lá se conseguiu arranjar um bom "tacho" para o "amigalhaço" "Engº. Jamais", o que não foi fácil, diga-se. Não foi para a Cimpor, não foi para a Ren mas arranjou-se para Presidente de um Conselho Fiscal da área seguradora. Na verdade, a sua formação em engenharia está mesmo bem para este cargo. O Pai do Bicho gostava de saber porque é que os fiscalistas não podem assinar projectos de engenharia e os engenheiros podem assinar "de cruz" documentação fiscal e contabilística das empresas. Depois acontecem coisas como no caso do BPN em que o Sr. Dr. Dias Loureiro, segundo afirmou, se limitava a assinar porque tinha confiança em quem elaborava a documentação. Não admira que os Centros de Emprego contem nos seus registos com licenciados em fiscalidade ou áreas afins; mas esses, ainda que bons técnicos, não podem ocupar os lugares que estão guardados para os amigos porque o ordenado promete. E quem vai avaliar o "Engº. Jamais" nas suas funções? Possivelmente será o Sr. Engenheiro (colega de formação) José Sócrates, que como se sabe é um supra-sumo em matéria de controlo financeiro, contabilidade e fiscalidade, particularmente da área seguradora.
Este "senhor jamais" que um dia teve uma miragem ao vislumbrar um deserto na margem sul do Tejo, é o tal que não cumpriu a Lei quando entregou a encomenda dos Magalhães e concedeu à Liscont, do amigo Jorge Coelho, a exploração do terminal de contentores de Alcântara sem os necessários concursos públicos.
Acima de tudo esta nomeação é um insulto à memória do Homem Honesto que anteriormente ocupava o cargo. Francamente substituir Saldanha Sanches, Homem de uma Verticalidade inquestionável, por este "jamais" sempre pronto a mudar de opinião para estar de acordo com a voz do dono, só para não lhe tirarem o tacho, é INACREDITÁVEL!
Este senhor, teve um subsidio de reintregação, vai ter um salário e outras mordomias, a acumular com a reforma. Esta nomeação permite concluir que valeu a pena ao "Engº Jamais" trocar o PCP pelo PS.
O Pai do Bicho teme um dia ter de concordar com aqueles que querem acabar com as empresas publicas, participadas, fundações e institutos públicos. Talvez seja a única forma de pôr termo a estes tachos.
Vivemos num país pobre manipulado por meia dúzia de abutres que passam a vida a engendrar como beneficiar os amigos, familiares e compadres, alegando que apenas o fazem porque é uma medida de carácter imprescindível e de emergência! Somos um país de gente que com idade para trabalhar está no desemprego e de gente gananciosa, sem escrúpulos, reformada, com emprego!
Este é um país dum Povo com sono. Afinal Abril acordou-o mas como foi de madrugada, está agora a descansar, enquanto os poderosos não dormem. Até quando esta situação se vai manter?
Todos os dias se assiste a debates, opiniões e tudo mais nos vários canais televisivos. Porém, o Pai do Bicho não ouviu ninguém comentar esta inqualificável nomeação. Porque será?
É só promiscuidade! Estes políticos se não o fossem, e fossem mulheres com sotaque, teriam um anúncio num desses sites que existem pela internet com fotos muito educativas...
"Jobs for bad boys"
JAMAIS !

Sem comentários: