terça-feira, 20 de abril de 2010

PAGADOR DE PROMESSAS

Recostado no sofá, o Pai do Bicho assistiu, na noite de domingo passado, à estreia na RTP1 do programa de Bruno Nogueira, "Lado B".
Foram 50 minutos preenchidos com muito humor, em que participaram Ricardo Araújo Pereira, o ex-ministro Manuel Pinho e, pasme-se, um senhor que exerce a profissão de PAGADOR DE PROMESSAS.
Foi com alguma incredulidade que o Pai do Bicho ouviu este singular profissional dizer que cumpria as promessas religiosas feitas por terceiros a troco duns "trocos" - uma viagem pedestre ao Santuário de Fátima fica pela módica quantia de 2500 euros!
Embora admitindo que as promessas religiosas poderão acalmar, reduzir o sofrimento e trazer alguma esperança aos promitentes, temos que convir que se torna dispendioso delegar o seu cumprimento num profissional deste ramo. Será isto racional? Será que "Deus" não se sentirá burlado?
Aos olhos do Pai do Bicho esta forma de compromisso religioso sinaliza a fraqueza humana, que recorre à fantasia para obter a resolução dos seus problemas, escancarando portas a oportunistas, que usam crenças e debilidades alheias para encherem as algibeiras.
Seria interessante conhecer o posicionamento da Igreja sobre estas situações.
Resta também saber se a ausência de escrúpulos deste "oportunista" se estende ao ponto de omitir à Fazenda Pública os seus "rendimentos de trabalho".
Afinal o PAGADOR DE PROMESSAS apenas teve lugar num programa humorístico porque toda esta situação não passa de uma verdadeira anedota.


Saiba mais sobre esta profissão em:
http://www.peregrino.org/

Sem comentários: