terça-feira, 27 de maio de 2008

BOICOTÃO - PONTO DE SITUAÇÃO


Depois de devidamente autorizado pelo autor que superiormente redigiu o texto abaixo, tomo a liberdade de o publicar e recomendar a sua leitura.
Vale a pena ler até ao fim .


Vamos lá ao ponto da situação do nosso Boicotão ao preço dos combustíveis.

1 - Eu não estava à espera que o nosso Boicotão fizesse a Galp ou a BP baixarem os preços, de imediato, pelos nossos lindos olhos! Como é que a Galp iria aumentar os seus lucros no 2º trimestre depois dos milhões de euros ganhos no 1º trimestre? Tenham dó! No entanto, a Galp, depois de duas dezenas de aumentos desde o início do ano, "gaguejou" no último. E um jornal económico fala de milhões de euros de perdas de vendas. E o seu presidente diz que explicam os preços se lhes perguntarem mas não explica sem lhe perguntarmos. Ok, a gente está a perguntar-lhe boicotando-o e passa a ser um problema dele. É conversa de desesperado. O boicotão já deu resultado, nos jornais, na Assembleia, nas Empresas! Continuem que vai dar mais!

2 - Já agora: hoje abasteci no Intermarché de Alcobaça, com 8 cêntimos por litro mais barato que na Galp e na BP. O que me deu 4 euros e 50 cêntimos de poupança. Não será nada para o Sr. Presidente da Galp, que, certamente, não almoça no "come em pé". Mas para muitos milhares de portugueses é o preço de uma refeição! E duvido que o Intermarché, que não me paga qualquer comissão pela publicidade, perca dinheiro! Se perder, disponibilizo-me desde já, patrioticamente, a contribuir com uma chamada de valor acrescentado (60 cêntimos + IVA) para o salvar da falência, em nome do serviço público prestado!

3 - O Dr. Paulo Portas foi a Badajoz comprovar o preço da Gasolina em Espanha. Oh, Dr! Era "desnechechário"! Já sabíamos! E bastava ler os jornais, ou ver num site oficial na Internet, ou ligar para um militante do seu partido em Vila Real de S. António! Assim, só fez aumentar o CO2 com o seu Jaguar! (Peço, humildemente, desculpa, já estou a tender para a especulação porque não sei se o Dr. ainda usa o famoso Jaguar. Mas o que quer? Deformação pessoal porque, à falta de melhor, ainda tenho de utilizar o meu velho Renault com 180000 kms!).

4 - O Dr. Manuel Pinho ficou muito mais ofendido com o Dr. Portas do que eu, o que é difícil. E veio lembrar que na Alemanha, Reino Unido, Bélgica e Holanda, os combustíveis são mais caros que em Portugal. Também já sabíamos! Mas sabemos mais: que os rendimentos das famílias nestes países são 3 a 5 vezes superiores aos verificados em Portugal, já sem falar na precaridade de emprego! Ficamos à espera que o Dr. Pinho, responsável pela nossa Economia, nos ofereça preços de combustíveis e ordenados equivalentes. Se o fizer, levo uma vela a Fátima; se o não fizer, peço-lhe que vá recuperar a Economia do Burkina Faso e rezarei pelos pobres desse país, que não terão culpa!

5 - O Dr. Teixeira dos Santos disse que nunca alteraria o Imposto sobre os Combustíveis porque seria injusto o Orçamento do Estado pagar os carros dos portugueses. Oh, Dr! A palavra nunca é complicada: lembro-me do seu colega Lino dizer "Jamais! A margem Sul é um deserto!" e o Aeroporto, afinal vai ser em Alcochete! O que me deixou com um problema de stress pós-traumático por ainda não ter conseguido perceber se os camelos estão na margem norte ou sul do Tejo. E não está só em causa os automóveis dos burgueses, mas tesos, portugueses: os combustíveis são factor de custo muito importante na energia básica, nos transportes públicos, nos transportes de produtos alimentares e outros, essenciais à vida do cidadão comum, especialmente dos mais pobres.

6 - Na guerra da Guiné conheci um oficial do exército, que, ao ser nomeado comandante de uma companhia estacionada no "mato" e constatando as suas precárias condições, solicitou ao Estado Maior artigos básicos de conforto mínimo para os seus humildes soldados e recebeu como resposta: "não há verba para o material que pede e Teixeira Pinto" - herói do colonialismo português do princípio do Século XX - "ganhou a guerra sem esses artigos". Ao que o oficial respondeu: "Uma vez que não há verba e eu não consigo ganhar a guerra assim, por favor, mandem-me um Teixeira Pinto". Sr. Dr. Teixeira dos Santos, Ministro das Finanças, estou como aquele oficial: O Sr. Ministro diz, avisadamente, que a baixa de imposto poria em risco o equilíbrio orçamental, que tem uns louváveis e apregoados 2,6% de deficit, que tantos sacrifícios custou. Mas em Espanha o orçamento tem um superavit de 1,2% e o endividamento do Estado e das famílias é muito menor! E a carga fiscal sobre os Combustíveis (e o IVA) é, também, muito menor! Faça-nos um enorme favor: como não estamos a conseguir ganhar a guerra, apesar dos doutos ensinamentos do Sr. Ministro, do Sr. Ministro da Economia e do Sr. Primeiro-Ministro, por favor mande-nos um Zapatero!

Francisco Costa Duarte

Sem comentários: