quarta-feira, 27 de agosto de 2008

LITERATURA PORTUGUESA - Breve História

Portugal passou a ser uma nação independente no ano de 1143 (séc. XII) sob o comando de D. Afonso Henriques. Até esta data, havia na Península Ibérica, os reinos de Navarra, Aragão, Leão e Castela. Deste último, se separou um condado, o Portucalense, que deu origem ao país, Portugal.
Nessa época, a cultura ainda não tinha traços totalmente portugueses (ainda não existia literatura portuguesa de facto) porque as influências da península com a língua latina e as palavras árabes incorporadas pelos dialectos românicos ainda eram muito fortes.
Dos séculos XII ao XIV, a literatura portuguesa resume-se ao Trovadorismo, isto é, às cantigas que eram compostas para serem cantadas ao som de instrumentos pelos trovadores (daí o nome). Este movimento deu início à literatura portuguesa, tendo a sua origem em França, região da Provença e, de lá se espalhou para toda a Europa. Data dessa época a primeira cantiga da literatura portuguesa, considerada seu marco inicial: “Cantiga da Ribeirinha”, de Paio Soares de Taveirós, escrita por volta de 1198.
Dos primórdios da literatura portuguesa há ainda as poesias reunidas nos cancioneiros, colectâneas de cantigas escritas por diversos autores. Os cancioneiros mais importantes são: “Cancioneiro da Ajuda”, “Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa” e “Cancioneiro da Vaticana”.
No século XV já se pode falar numa literatura portuguesa genuína, marcada pelo nacionalismo e diferente de outras da região peninsular. Contribuíram para isso, as grandes navegações portuguesas a partir de 1415, quando Portugal deu início às conquistas de terras até então desconhecidas.
De lá para cá, as épocas literárias sucederam-se e a literatura portuguesa ficou mais rica devido aos grandes autores que foram surgindo.
Eis alguns dos principais autores e correntes da literatura portuguesa:
Gil Vicente – Era Medieval (no teatro).
Luís de Camões – Renascimento, considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Padre António Vieira – Barroco.
Bocage – Arcadismo.
Alexandre Herculano, Almeida Garrett e Camilo Castelo Branco – Romantismo.
Eça de Queirós – Realismo.
Camilo Pessanha e Florbela Espanca – Simbolismo.
No Modernismo, destacam-se os seguintes autores na literatura portuguesa: Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro (na poesia), Fernando Namora, Vergílio Ferreira e Miguel Torga (na prosa).

Sem comentários: