quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

DEZ E DEZ

O "Pai do Bicho" lança hoje uma questão que não passou certamente pela maioria das cabeças pensantes.
Certamente já observaram relógios expostos em montras de relojoarias. Repararam por acaso que horas marcam os ponteiros da maior parte dos relógios.
Para não pensarem muito, o "Pai do Bicho" avança já a resposta: os ponteiros dos relógios em exposição assinalam normalmente 10h10m. Porquê?
Crê-se que a explicação para esta aparente coincidência assenta em três vertentes: comercial, psicológica, convencional.
Explicação comercial:

O dinheiro move tudo e para obter a máxima produtividade, o pessoal pensa em tudo!

1. A posição dos ponteiros indicando 10h10 não esconde a marca do objecto: ao contrário, destaca o logótipo que, geralmente, vem posicionado abaixo do número 12.

2. Outra preocupação: se for um relógio que indique a data, a sua visualização não é prejudicada.

Explicação psicológica:

Os ponteiros na posição 10h10 produzem um efeito simbólico no mostrador. Veja:

1. Que símbolo se forma quando o ponteiro das horas está sobre o número 10 e o ponteiro dos minutos sobre o número 2? Forma um símbolo parecido com um "checar" ou "visto", ou "conferido", que, normalmente, significa "ok" ou "perfeito".

2. Alguns observadores abstraem que se o mostrador fosse um rosto, os números 10 e 2 representariam os olhos, e identificam esta aparência com uma carinha sorridente, feliz. Se por exemplo os ponteiros apontassem para os algarismos 8 e 4, poder-se-ia inferir daí um rosto tristonho.

Convencional:

Teria sido convencionado para evitar que as pessoas se confundissem. Se cada mostrador de relógio apresentasse horas diferentes, as pessoas poderiam acreditar que essa fosse a hora real. Para evitar equívocos, todas campanhas de publicidade aceitaram apresentar relógios marcando sempre 10h10.

O "Pai do Bicho" não garante que as razões apresentadas sejam verdadeiras, mas não dúvida que são lógicas.

Sem comentários: