segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

ORQUESTRA DO TEATRO BOLSHOI

A Orquestra do Teatro Bolshoi é a mais antiga da Rússia e uma das maiores do mundo. Foi fundada em 1776, ano em que se formou a que seria a futura Companhia do Bolshoi. Segundo um decreto de Catarina II, a orquestra da ópera compunha-se de 35 músicos. A Imperatriz acrescentou a seguinte emenda ao seu decreto: ''Juntar-se-ão, se necessário, músicos da Orquestra do Ballet'', esta constava de 41 elementos.
Nasceu assim a Orquestra do Teatro Imperial Bolshoi, integrada por músicos de corte ''comprados'' aos senhores feudais, por estrangeiros e por outras pessoas livres. A Orquestra participava em todos os dramas musicais e produções de ópera; tocava obras dos compositores russos Sokolovsky, Pashkevitich, Matinski e Fomin. Nos finais do séc. XVIII, quando se apresentaram os primeiros espectáculos de ballet, tanto a Orquestra como o seu repertório foram ampliados, incluindo óperas e bailados de Alyabiev, Vertovsky e Varmalov, bem como obras de Glinka, Serov, Tchaikovsky, Mussorgsky, Borodin Rimsky-Korsakov e Glazunov. A partir da década de 1830, começou a fazer interpretações das óperas mais conhecidas de Mozart, Cherubini, Rossini, Donizetti, Bellini, Weber e, mais tarde, Verdi, Wagner, Bizet, Gounod e Puccini.
Actualmente, a Orquestra do Bolshoi é formada por cerca de 300 elementos, muitos dos quais actuam frequentemente como solistas ou em grupos de câmara, na Rússia e no estrangeiro. Numerosos músicos têm recebido prémios e distinções em concursos de interpretação musical, tanto na Rússia como noutros países. Dos elementos mais antigos, muitos são professores do Conservatório de Moscovo e da Academia de Música Gnesin, tendo como alunos uma grande parte dos mais jovens músicos da formação. Deste modo, é assegurada a continuidade das tradições interpretativas e preserva-se o estilo que caracteriza a Orquestra.
(Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian)
Clicando na seta abaixo ao centro do "You Tube", pode ser apreciado o "Requiem de Mozart" tocado na Igreja de Montserrat

Sem comentários: