domingo, 21 de dezembro de 2008

PARQUE DE MONSERRATE

Depois de vários passeios marcados pela chuva, este domingo tivemos uma invejável manhã com uma temperatura a roçar os parâmetros primaveris e os raios solares a abrilhantar o nosso passeio. Apesar da proximidade do Natal e os afazeres que lhe são inerentes, apresentaram-se 16 caminheiros no local de partida, frente ao portão principal do Parque de Monserrate. Começámos por atacar uma uma subida aberta até aos Capuchos e percorremos em seguida vários trilhos por entre a densa mata, onde até o sol tinha dificuldade em penetrar.
Pelo caminho visualizámos uma razoável quantidade de cogumelos e outros fungos que encontram no solo húmido da serra condições ideais para a sua vivência. Depois do habitual aconchego estomacal dirigimo-nos para o local donde havíamos partido e cerca das 11h30 e iniciámos a 2ª. parte do nosso passeio com uma visita ao Parque e Palácio de Monserrate, construídos por William Beckford e Francis Cook nos séc. XVII e XVIII.Este parque de forte inspiração inglesa é um dos mais ricos jardins botânicos existentes em Portugal, onde se pode caminhar tranquilamente entre lagos e árvores exóticas. Visto do exterior o Palácio de Monserrate, no seu estilo neo-gótico, é maravilhosamente soberbo.
No interior do palácio podem ser apreciados os motivos trabalhados no estuque que forram as paredes e tecto, os sucessivos arcos góticos no corredor principal, painéis e fontes de alabastro, colunas em mármore e cúpulas de madeira forradas a estuque. Neste momento decorrem ainda obras de restauração de algumas zonas do Palácio de Monserrate. Os trabalhos de recuperação arrastam-se há anos devido à minúcia artística deste complexo. Não obstante, os sectores abertos ao públicos deixam os visitantes deslumbrados.
E assim foi passada mais uma excelente manhã.

Sem comentários: