terça-feira, 19 de maio de 2009

TORRE EIFFEL COMEMORA 120 ANOS

Para comemorar o centenário da Revolução Francesa, foi inaugurada , a 19 de Maio de 1889 a Torre Eiffel, no âmbito da Universal Exposition em pleno Champ-de-Mars.
Este monumento foi desenhado pelo engenheiro francês Gustave Eiffel e não tardou que a famosa torre se tornasse no bilhete postal da cidade de Paris.Os desenhos de Eiffel eram precisos, fornecendo detalhes para mais de 18 mil peças de metal, unidas por 2,5 milhões de rebites. A torre foi erguida em pouco mais de dois anos.
Quando o contrato de vinte anos do terreno da Exposição mundial (de 1889) expirou, em 1909, a Torre Eiffel quase que foi demolida, mas o seu valor como antena de transmissão de Rádio salvou-a. Os últimos vinte metros desta magnífica torre correspondem à antena de rádio que foi adicionada posteriormente.
Com os seus 317 metros de altura, esta estrutura metálica de 7300 toneladas, foi considerada durante muitos anos a torre mais alta do mundo construída pelo homem. Actualmente a Torre Eiffel abriga no seu seio museus, restaurantes, lojas e outras estruturas que fazem disparar o seu peso para cerca de 10000 toneladas.
Este ícone da França recebe em média 18000 visitas diárias.
A torre tem três plataformas e os visitantes mais animados podem subir até as duas primeiras pelas escadas (a primeira fica a 57m e a segunda, a 115 metros de altura). Da plataforma mais alta, a 275 metros de altura, o panorama pode ser visto em até 80 km em um dia de tempo bom. No ano passado, o "Pai do Bicho", vencendo as habituais vertigens, subiu até ao terceiro e último piso da Torre Eiffel. Valeu a pena porque lá dos píncaros a panorâmica da cidade luz é soberba. Poder-se-à dizer que há 120 anos, Gustave Eiffel fez obra.
"À GRANDE E À FRANCESA".

1 comentário:

João disse...

a penultima imagem e onde esta construida a torre eiffel