segunda-feira, 13 de julho de 2009

CASA DOS PATUDOS

A Casa dos Patudos fica situada em Alpiarça e foi construída entre 1905 e 1909. O autor do projecto foi o arquitecto Raul Lino, por encomenda de José Relvas, que em 1929 legou por testamento a quinta dos Patudos e praticamente todos os seus demais bens ao município de Alpiarça. Entre várias vontades que são referidas nesse testamento, uma delas é que a Casa dos Patudos fosse conservada como museu, que é actualmente referido por especialistas como o mais importante museu autárquico do país e é procurado por muitos milhares de visitantes.
Nessa casa podemos encontrar obras de arquitectura, pintura, escultura e artes decorativas e sumptuárias (azulejaria, porcelana, mobiliário, têxteis e outras) de autores portugueses e de outros países da Europa, com abordagem de "mestres de referência" de Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Holanda e também dos ricos núcleos de obras da Índia, Pérsia, China e Japão. O vasto leque cronológico estende-se desde os finais da Idade Média até aos inícios do Século XX, oferecendo aos visitantes percurso único e de grande interesse pelos grandes momentos da História da Arte.
Este breve texto foi obtido na wikipédia e só figura neste blogue porque, a convite do meu amigo Marçal Semião, visitei a Casa dos Patudos na passada semana, ficando favoravelmente impressionado. Para isso contribuiu também o empenho e conhecimento duma simpática senhora que nos guiou e prestou todas as informações relacionadas com este fascinante museu.
Por tudo isto recomendo vivamente aos leitores do "Pai do Bicho" que visitem a mansão que mantém em excelente estado de conservação o espólio artístico de José Relvas (1858-1929), que foi figura destacada da 1ª Republica - por ele proclamada, em 5 de Outubro de 1910, da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa, tendo sido também ministro das finanças, primeiro ministro, diplomata, lavrador, fotógrafo, músico, mecenas e filantropo.

:: Contactos
Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça
Rua José Relvas
2090-100 Alpiarça
Telf. 243 558 321 Fax 243 556 444

:: Horário de Funcionamento
Expediente: 9h-12h30 / 14h-17h30
Público:
De Outubro a Março (Inverno):
Manhã: 10h-12h
Tarde: 14h-17h
De Abril a Setembro (Verão):
Manhã: 10h-12h
Tarde:14h-18h
- Encerra à 2ª feira e nos dias 1 de Janeiro; Dia de Páscoa; 2 de Abril; 25 de Abril; 1 de Maio e 25 de Dezembro.
:: Preçário
Grátis até aos 12 anos
1,25 por pessoa, grupos escolares, cartão jovem e reformados
2,5 por pessoa
Depois da visita à "Casa dos Patudos" basta ao visitante atravessar a estrada para aproveitar a tranquilidade transmitida pela paisagem do espelho de água da Barragem dos Patudos e refrescar-se com uma bebida numa arejada esplanada que se encontra no local. Esta é uma sugestão do "Pai do Bicho" para um dia bem passado.

Sem comentários: