domingo, 12 de julho de 2009

A PORCA DA FESTA DE ALMARGEM

Para hoje estava previsto um churrasco de porco em Almargem do Bispo. Infelizmente a organização local não se mostrou à altura do acontecimento, revelando falhas na higiene, logística e relações humanas (não digo mais para ser simpático). A comissão de festas revelou mesmo um confrangedor e primário amadorismo. Vá lá, tiveram o bom senso de devolver o valor pago pela inscrição e o grupo foi almoçar para outras bandas. Foi para esquecer, embora convenha lembrar que situações deste tipo podem acontecer e foi apenas um fracasso entre muitos sucessos, que não pode ser atribuído a ninguém do grupo.
Num breve exercício de memória recordo aqui as "Cimeiras Gastronómicas das Favas", da "Cova do Vapor", do "Leitão", os piqueniques realizados na Fonte da Telha e Lagoa de Óbidos, os super almoços de "Vila Morena" e o cozido à portuguesa de Nafarros que constituíram alguns pontos supremos com que culminaram os passeios pedestres complementados com repasto.
Falemos antes do passeio, que só foi possível porque gentilmente a família Morais despendeu o seu precioso tempo de sábado para fazer o reconhecimento do percurso.Partindo um pouco antes de baterem as 9h00 horas, duma velha fonte em forma de meia lua com artísticos azulejos com motivação bucólica,progredimos através dum pitoresco caminho ladeado de altos arbustos.Ao longe, com o mar em fundo, viam-se as velhas antenas da Marconi que veiculam via satélite, transmissões para e de outros continentes.Os bovinos já fazem parte da paisagem saloia. O Palácio da Pena destaca-se no Monte da Lua. Alguns focos de terreno cultivado caracterizam a freguesia mais rural do concelho de Sintra. Uma simpática fonte que se cruzou no nosso caminho merecia que dela brotasse o precioso líquido em condições de ser consumido. Almargem do Bispo também não escapa à "infestação dos moinhos da moda".Antes de terminar estas breves linhas não quero deixar de saudar a fugidia presença da Filipa Semião. O perfil da caminhada não contemplou desníveis dignos de registo e após cerca de 10 kms. percorridos salvou-se a caminhada.

Domingo há mais!

Sem comentários: