terça-feira, 16 de março de 2010

A GUERRA DA ÁGUA

Uma guerra pela água pode estar prestes a ser travada, sendo ela a guerra do Séc. XXI.
Estima-se que um em cada 5 habitantes do planeta Terra, não tem água potável para beber. A próxima guerra pela água está bem à vista de todos nós. Se existem guerras por causa do petróleo, porque não seria a água um pretexto para desencadear um guerra?
Quase todos nos incomodamos com a falta de água para beber, tomar duche, cozinhar ou a descarga do autoclismo. Dependemos diariamente da água. Imaginemos que a água desaparece. Isso faz mudar as pessoas e transforma o nosso modo de vida.
Este alerta serve para todos nós. Normalmente quando pensamos em água visualizamos os 2/3 do globo e esquecemos que apenas 2,5% dessa água não contém sal e dessa quantidade de água, dois terços encontram-se nos glaciares.
Questões de água tem despoletado várias tensões:
Israel / Jordânia / Palestina: 5% da população do mundo sobrevive com 1% da sua água disponível no Médio-Oriente. Situa-se neste contexto a guerra entre árabes e israelitas.
Turquia / Síria: os projectos da Turquia para construir barragens no rio de Eufrates levaram o país à beira de um conflito com a Síria em 1998.
China / Índia: o rio de Brahmaputra já causou tensão entre Índia e China e pode tornar-se uma faísca para dois dos maiores exércitos do mundo.
Angola / Namíbia: aumentaram as tensões entre Botswana, Namíbia e Angola em torno da vasta bacia de Okavango.
Etiópia / Egipto: o crescimento populacional no Egipto, Sudão e Etiópia ameaça um conflito ao longo do rio mais comprido do mundo, o Nilo.
Bangladesh / Índia: as inundações no Ganges causadas pelo derretimento dos glaciares dos Himalaias chegam ao Bangladesh o que leva a uma migração ilegal para a Índia.
Dá que pensar...

Sem comentários: