sexta-feira, 21 de novembro de 2008

ANDREA BOCELLI

Andrea Bocelli nasceu na área rural da Toscana, em 1958, é advogado, tenor, compositor e produtor musical.
Gravou quatro óperas completas (La bohème, Il tovatore, Werther e Tosca), além de vários albuns clássicos e populares.
Bocelli tem dois filhos. Foi casado, mas está separado da única mulher, Enrica. Bocelli possui glaucoma congénito e já vinha perdendo progressivamente a visão quando aos doze anos, enquanto jogava futebol, foi atingido na cabeça perdendo definitivamente a visão. O seu ídolo de infância era Eusébio da Silva Ferreira, jogador de futebol português.
Na infância, Andrea tocava órgão na igreja que se situava perto de sua casa. Aos doze anos de idade venceu o prémio Margherita d'Oro, em Viareggio com a canção "O Sole Mio", constituindo a primeira vitória numa competição musical.
Depois de exercer advocacia durante um ano, Andrea teve aulas de canto do maestro Luciano Bettarini, dedicando-se à música a tempo inteiro.
Em 1992, o astro do rock italiano Zucchero Fornaciari testou Andrea enquanto procurava tenores para fazer um dueto com ele na canção "Miserere"; quando ouviu a gravação, o tenor Luciano Pavarotti implorou a Zucchero para usar Andrea em vez dele mesmo. Enfim, a música foi gravada com Pavarotti, mas Andrea Bocelli acompanhou Zucchero na gira europeia.
Em 1994, Andrea ganhou o Festival de San Remo, com a canção "Il mare calmo della sera", que o levou ao primeiro disco de ouro. No mesmo ano, estreou-se na ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, com o papel de Macduff, cantou no concerto de beneficência de Pavarotti em Modena e apresentou-se para o Papa João Paulo II no Natal.
Em 1995, ficou em primeiro lugar no Festival de San Remo com a canção "Con te partiró".
Depois destes êxitos, a sua carreira internacional é um rol de sucessos.

Sem comentários: