sábado, 29 de novembro de 2008

PASSEIO DA ÁGUA

Promovido pela Câmara Municipal de Sintra, ocorreu este sábado um passeio pedestre que tinha como tema a água, fazendo jus ao facto de ao longo do percurso se poderem observar várias minas do precioso líquido.
Numa manhã chuvosa a que nem o granizo faltou e com uma temperatura que oscilava entre os 3 e 6 graus, o grupo que aceitou este desafio não se apresentou muito numeroso. Talvez o excesso de água (a do tema e a da chuva), o valor a pagar pela inscrição, ou a manhã de sábado que muitos utilizam para efectuar as compras semanais, tenham afugentado os caminheiros. A caminhada iniciou-se cerca das 9h00 na Barragem do Rio da Mula com uma longa subida que durou aproximadamente uma hora e foi superada com relativa facilidade. O grau de dificuldade aumentou na descida que se seguiu, coberta de abundante lama, provocando alguns desequilíbrios; o repórter escalado para a cobertura deste evento até fez uma aterragem forçada sem que tivesse tempo de abrir o respectivo trem: kayudekú.
Verificámos que a prevenção de incêndios não está descurada na Serra de Sintra, pois além de várias torres de vigilância, poder-se-ão encontrar no seio da serra vários depósitos de água, instalados pela Protecção Civil.Passando perto de Vale de Cavalos, Malveira e Pedra Amarela, os cerca de 25 corajosos caminheiros puderam apreciar uma parte do interior da Serra de Sintra, em condições atmosféricas adversas, mas que não beliscam minimamente a beleza natural com que o "Monte da Lua" - era assim que os antigos lhe chamavam - privilegia os seus visitantes. Após 11 kms. percorridos em cerca de 3 horas terminámos a nossa caminhada ansiando um retemperador banho de água quente.
Só para concluir, acrescenta-se que no dia 1 de Dezembro haverá nova caminhada na Serra de Sintra, com inicio às 9h00 na Barragem do Rio da Mula. Fica lançado o repto. Ah valentes!

Sem comentários: