quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

CASA DO ALENTEJO

Se é apreciador da cozinha alentejana e não desdenha satisfazer o apetite saboreando cação assado no forno com amêijoas e pimentos, ensopado de tamboril, bacalhau de coentrada, feijoada de chocos, lulas à alentejana, bacalhau gratinado com espinafres, caldeirada de peixe com poejos, migas de bacalhau, facinhas de porco assadas esparregado e migas de batata, tomatada de galinha, lombo assado recheado com ameixas, coelho à São Cristovão, poejada de borrego, lombinhos de porco com molho de vinho tinto, borrego assado à alentejana, migas com entrecosto e outros pratos, sopas e doces tipicamente alentejanos, encontra tudo isto na Casa do Alentejo.
Esta instituição de representação do Alentejo em Lisboa fica instalada num antigo palacete primorosamente decorado, onde se nota a influência da cultura árabe, logo a começar pelo saguão que lembra Marrocos, pelos seus mosaicos no chão, assim como os arcos de ferradura ornamentados com pequenos rebordos que sustentam o edifício.

Mas, quando a fome aperta, a cultura que mais nos interessa são os petiscos que por cá se cozinham. E para não se esperar mais, ruma-se directamente até ao primeiro andar, onde encontramos o restaurante.
O "Pai do Bicho" fez hoje uma visita gastronómica/cultural à Casa do Alentejo e tem todo o prazer em recomendá-la aos seus amigos. As instalações são acolhedoras, o pessoal é simpático, a lista é variada, a confecção é excelente e o preço médio ronda os 15 euros.
Durante os dias úteis ao almoço há "pratos do dia", cujas meias doses são bem aviadas e mais económicas.
Se integrar um grupo em número superior a quatro pessoas, convêm marcar mesa antecipadamente e podem usufruir da vantagem de fazer umas "vaquinhas".
Depois da refeição não esqueça de visitar o pequeno museu etnográfico existente no local.
Localização:Rua Portas de Santo Antão 58 - Lisboa
Telefone: 213405140
Animação: Presença de grupos cantares alentejanos e bailes aos Domingos.
Dia de Encerramento: Não tem
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:00.
Horário de Encerramento: 23:00

Sem comentários: