domingo, 11 de janeiro de 2009

SERRA DA CARREGUEIRA

A caminhada de hoje teve 7 de amplitude. Coisa esquisita, não é? Nem por isso. É até muito simples de compreender. Quando iniciámos o passeio a temperatura do ar rondava os 2 graus e quando terminámos a caminhada o termómetro registava 9 graus, logo... Já deu para perceber? Basta observar os agasalhos usados pelos 16 caminhantes para concluir que estava mesmo frio. Além da inflação de roupa, a melhor maneira de aquecer o corpo era caminhar. Foi o que fizemos a partir do quartel da Serra da Carregueira. Mal tínhamos iniciado a nossa marcha, surgiu-nos no caminho uma família de suínos que teimava em dar-nos as boas vindas, dando até a sensação que nos queria acompanhar no passeio matinal. Os pinheiros predominaram durante o percurso da zona ocidental da Carregueira, que nos levou ao alto dos dois moinhos, onde pudemos apreciar uma extensa e bonita paisagem. Chegados a Belas atravessámos a estrada e fizemos o percurso de regresso pela parte oriental da Serra da Carregueira. Com o auxílio do camarada Luís Morais foi atravessado o pequeno leito de uma ribeira. Junto à dita linha de água havia um pequeno troço do aqueduto das águas livres e uma ponte de construção muito antiga (romana?), que talvez tenha sido desqualificada, no sentido histórico do termo, por remodelação inadequada.Pela primeira vez num só passeio, unimos 2 percursos que já tínhamos experimentado mas em dias distintos, ou seja, percorremos ambos os lados da estrada que liga Belas a Vale de Lobos.
Na fase final do nosso passeio entrámos pelas traseiras no condomínio de Belas Clube de Campo, porque não havia muros, redes, portões ou avisos a proibir a entrada. Não comemos erva do campo de golfe, não assaltámos residências, nem tão pouco furtámos um pouco de terra para o canteiro do nosso quintal. Não obstante, quando saímos deste empreendimento, deparámos com um segurança que nos declarou não ter apreciado a nossa intrusão. Duma forma civilizada trocaram-se argumentos e com tudo a acabar bem seguimos o nosso caminho. De costas viradas para Belas Clube de Campo, seguimos a nossa marcha através de um estreito corredor com piso verdejante.
Em breves instantes chegámos às imediações do quartel da Serra da Carregueira, donde mais uma vez vislumbrámos no horizonte o inconfundível Palácio de Pena.Hoje realizámos quase 14 kms. de salutar convívio.

Sem comentários: