quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O "SUB-PRIME" EXPLICADO A CRIANÇAS

Para quem não entendeu ou não sabe bem o que é ou gerou a crise americana, segue breve relato económico para leigo entender...
É assim:
O "Zé Vinhas" tem uma "tasca" no "Beco do Prego" e decide que vai vender copos de vinho "fiado" aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase todos desempregados, que passam o tempo bebendo vinho enquanto jogam dominó.
Tendo decidido vender a crédito, ele pode aumentar um pouquinho o preço da dose de tinto (a diferença é o preço que os fregueses pagam pelo crédito).
O gerente do banco do "Zé Vinhas", um ousado administrador formado numa Universidade privada já extinta, entende que o livro dos "calotes" constitui um activo recebível, que é tido como boa garantia para os adiantamentos que o estabelecimento vai recebendo do banco.
Suportados pelos tais activos recebíveis, o banco lança no mercado vários fundos e outros produtos financeiros estruturados, que ninguém sabe exactamente o que representam, alavancando o mercado de capitais.
Esses produtos financeiros difundem-se e são negociados em diversos bancos de vários países, como se tratassem de títulos sérios.
Até que alguém descobre que os bêbados do "Beco do Prego" não têm dinheiro para pagar as contas. A "tasca" do "Zé Vinhas" abre falência e os bancos sem dinheiro para reembolsar os investidores, são salvos in-extremis por medidas governamentais.
Assim se desencadeou a queda de todas as "peças do dominó".
É simples, não é?
(Adaptação de texto enviado por J.Aires)

Sem comentários: