quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

IRS - RECEBA AGORA E PAGUE DEPOIS

"IRS DÁ MAIS DINHEIRO NOS SALÁRIOS".
Este é o título de uma notícia publicada hoje num matutino, podendo sugerir que se deu o "milagre da multiplicação dos pães".
A notícia é verdadeira mas o contribuinte não pagará nem mais nem menos valor de IRS quando no final se fizerem as contas.
Esta alteração resulta num reembolso menor por parte do fisco; ou pagamento de valor superior por parte do contribuinte, a apurar na liquidação a efectuar no ano seguinte à obtenção dos rendimentos, em contrapartida de valores inferiores mensalmente retidos na fonte.
O "Pai do Bicho" reconhece que embora o efeito final desta medida seja nulo, talvez haja alguma vantagem para o "Zé Pagante", porque se espera que o ano que agora se iniciou se afigure economicamente difícil e, durante o mesmo, os contribuintes acabarão por dispor de mais salário líquido para combater as dificuldades do quotidiano.
Talvez se esteja a "empurrar a crise com a barriga" à espera que surjam melhores dias, mas o problema de fundo mantém-se.
Para que possam conhecer o despacho nº. 2562/2009, que produz esta alteração legislativa no IRS, o "Pai do Bicho" faculta-lhes a possibilidade de consultarem o link
http://www.dgo.pt/dwnld/dwnld.htm#IRSretencao, onde também poderão ver as novas tabelas de retenção na fonte deste imposto.
Ah! No Verão de 2010 haverá menos dinheiro para férias...

Sem comentários: