terça-feira, 24 de março de 2009

CABRITO NO FORNO

Algumas vezes estas páginas veicularam algumas recomendações relativamente a cuidados a ter com a saúde e em particular com a alimentação. Contudo, o povo diz que "perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe" e o "Pai do Bicho" acrescenta que nos tempos que correm, convém por vezes esquecer algumas promessas de saúde e muitos anos de vida e cometer aqui ou acolá um pequeno devaneio que nos dê prazer.
Foi a pensar nos pequenos prazeres que a vida nos oferece que hoje vos recomendo um delicioso pitéu, cuja receita passo a descrever:

Ingredientes:
1,5 kg de cabrito

125 g de bacon em fatias
12 dentes de alho
0,5l de cerveja
6 folhas de louro
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de bagos de zimbro
Sal, pimenta e alecrim q.b.

Preparação:
Corte o cabrito em pedaços, tempere com sal e pimenta moída na altura e coloque num tabuleiro de ir ao forno, untado com a margarina. Junte as fatias de bacon alternadamente com os pedaços de carne, as folhas de louro, o alecrim, o alho descascado e o zimbro. Regue com cerveja e leve ao forno quente (250º). Vá virando a carne e deixe assar mais uns 25 minutos. Durante este período, vire a carne mais duas ou três vezes. Assim que os pedaços de cabrito estiverem bem assados, deixe no forno mais 10 a 20 minutos, virando a carne de 5 em 5 minutos até que fique caramelizada e perfumada.
Acompanha com batata a murro e salada.

Observações:
Preço do cabrito: entre 10 a 12 euros o kg. (nesta época).
Meio cabrito pode ter entre 2,5 a 3,5 kgs. e dá para 5 a 6 bocas.

O "Pai do Bicho" deixa aqui esta sugestão que pode ser aproveitada para uma refeição (não muito dispendiosa) num dia em que recebam visitas.
Bom apetite!

Sem comentários: