segunda-feira, 16 de março de 2009

COMBATE AO SEDENTARISMO E OBESIDADE

O sedentarismo, considerado um novo estilo de vida na sociedade moderna, tem promovido uma acentuada diminuição da qualidade de vida das pessoas, um aumento da incidência de doenças crónicas e de incapacidades, sendo o número de consultas da dor, com origem no aparelho locomotor, cada vez mais elevado, saturando as consultas médicas e, por último, tem vindo a aumentar os gastos em saúde.
O papel da nutrição na saúde pública constitui, actualmente, uma das áreas de maior importância na investigação científica da obesidade e na política de saúde de qualquer país desenvolvido. Cada vez são mais as evidências que a alimentação inadequada (tendo em conta o consumo de álcool), junto com a inactividade física e a obesidade, constituem factores fundamentais no desenvolvimento de um grande número de graves doenças crónicas, tais como a diabetes, as doenças cardiovasculares, a osteoporose e o cancro, entre outras.

Pela importância de que se reveste este assunto, o "Pai do Bicho" decidiu dedicar um pouco do seu espaço ao tema, dando assim o seu modesto contributo para a necessária mudança de hábitos.
Alimente-se racionalmente e... mexa-se!


Sem comentários: