quinta-feira, 19 de março de 2009

VELÓRIO (II)

Versão II sobre o ritual do velório:

Na Pré-História, quando os homens estavam inseridos literalmente na Cadeia Alimentar, os nossos ancestrais enterravam os mortos para que o cheiro da carne não atraísse animais para dentro de suas casas.
Com o passar do tempo e o desenvolvimento intelectual humano, enterrar um ente querido tornou-se algo "estranho", enterrar aquela pessoa que se amou a vida inteira, uma mãe, um marido, um filho...
Como o mundo era repleto de coisas que os homens não entendiam e lhes causavam medo, como raios, tempestades, a noite, os predadores etc... surgiu a primeira religião do mundo, o Xamanismo.
Com o passar dos anos, os xamãs e seus seguidores, os homens pré-históricos, foram aperfeiçoando as suas crenças sobre a vida e também sobre a morte. Crendo que a alma não morria e que após a morte iam para outro lugar, fosse qual fosse o nome desse lugar, as crenças amadureceram e as pessoas passaram a preparar o corpo dos seus entes queridos para a passagem ao outro plano. E assim, basicamente, nasceu o costume de velar os defuntos.

Sem comentários: