terça-feira, 10 de março de 2009

CARREGAMENTO DE TELEMÓVEL POR MULTIBANCO

Há carregamentos de telemóvel "gratuitos" para as Operadoras.
Cada vez que carregamos o telemóvel no multibanco e não pedimos factura com o número de contribuinte, as operadoras de telemóveis não pagam impostos.
Ao finalizar a operação, é perguntado se é pretendida a emissão de factura ou talão.
A maior parte das pessoas não opta por pedir a emissão de factura por não ter memorizado o número de contribuinte, no momento não ser portador do respectivo cartão, ou simplesmente para não ter o trabalho de digitar os 9 algarismos correspondentes ao seu número fiscal.
Pois aqui é que está o segredo, ou melhor, o "ganho das operadoras": embora a factura que comprova o carregamento não nos sirva para efeitos de IRS, devemos sempre colocar o nosso nº de contribuinte, pois ao não introduzirmos o mesmo as operadoras não pagam impostos! Ou seja, o seu ganho é muito superior, embora não de forma justa uma vez que nós também pagamos IVA e outros impostos...
Por isso o "Pai do Bicho" apela que peçam sempre factura, nem que para tal tenham que estar munidos de uma cópia do cartão de contribuinte ou tenham que memorizar o respectivo número.
O "Pai do Bicho" lembra que quanto maior for a dimensão da fuga aos impostos, maior carga fiscal incidirá sobre quem não tem fuga possível - os mais pobres.
Vamos todos dar o nosso contributo pedindo as facturas a que temos direito para que os ricos não enriqueçam mais à custa dos pobres.

Sem comentários: