quarta-feira, 18 de março de 2009

VELÓRIO (I)

Muitos de nós já participaram em velórios e certamente poucos se questionaram como teria nascido esse costume.
Para satisfazer a curiosidade, o "Pai do Bicho" encetou uma superficial pesquisa na internet e resolveu oferecer aos seus leitores o consequente resultado.
Como existem várias versões a explicar a origem do velório, será publicada uma em cada dia.
Eis a versão 1:

Aqueles que tinham dinheiro possuíam pratos de estanho. Certos tipos de alimentos oxidavam o material, o que fazia com que muita gente morresse envenenada (lembremo-nos que os hábitos higiénicos da época não eram lá grande coisa...). Isso acontecia frequentemente com os tomates, que, sendo ácidos, foram considerados, durante muito tempo, como venenosos. Os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou uísque. Essa combinação, às vezes, deixava o indivíduo "no chão" (numa espécie de narcolepsia induzida pela bebida alcoólica e pelo óxido de estanho). Quem o visse pensava que ele poderia estar morto, portanto, recolhia o corpo e preparava o enterro. O corpo era então colocado sobre a mesa da cozinha e a família ficava em volta, em vigília, comendo, bebendo e esperando para ver se o "morto" acordava ou não.
Daí a vigília do caixão ou seja o velório. Como tinham medo que a pessoa estivesse apenas dormindo, aguardavam 24 horas para fazer o funeral. Como não existia luz eléctrica o caixão era iluminado com velas. Aí surgiu a palavra velório....

Sem comentários: