quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MUDANÇA DA HORA

A hora muda a nível europeu por decreto de lei sendo alterada no mesmo instante em todos os países membros da Comunidade Europeia.
Muita gente desconhece o motivo da existência de Horário de Verão e do Horário de Inverno.
Determinou-se que os países tivessem horários diferentes para o Verão e Inverno para satisfazer o interesse dos países nórdicos, de modo a terem mais tempo útil diurno. Assim, no último domingo de Março adiantam-se os relógios uma hora e no último domingo de Outubro atrasam-se uma hora.
No próximo domingo, dia 26 de Outubro, os portugueses vão poder dormir mais uma hora, já que às 02h00 vão atrasar os seus relógios 60 minutos.
Ao contrário do que muitas vezes é dito, a mudança da hora prende-se com a necessidade de «não haver desfasamento solar» e «não com questões económicas».
A Comunidade Europeia fez estudos no sentido de verificar os indicadores mais e menos benéficos da mudança de hora. Chegou-se à conclusão que a mudança de hora era a opção mais favorável, para as actividades económicas e para o próprio bem-estar das pessoas. Para se chegar a esta conclusão, verificou-se o impacto da mudança de hora nas actividades do ser humano, no Comércio, na Indústria (da grande à pequena indústria), na Agricultura e sobretudo no modo como a luz influencia a produtividade e o tempo de lazer das pessoas - O corpo tem uma química de actividade que se activa com o sol, por isso sem luz, as pessoas não tinham produtividade, o mesmo acontecendo à noite, não produzindo os químicos para dormir. Para alguns portugueses, a adaptação ao novo horário é uma dura realidade. No entanto, está provado cientificamente que bastam 48 horas para o corpo, biologicamente, se adaptar à nova realidade.
Em Portugal foram realizados estudos em relação às consequências da mudança da hora nos portugueses e concluiu-se que, em termos económico-sociais não se obtém qualquer vantagem ou desvantagem.
Segundo a EDP, a mudança da hora não trás vantagens nem inconvenientes para os consumos na casa dos portugueses, nem na iluminação pública, porque é comandada por célula fotoeléctrica.
Pode obter mais informações sobre esta matéria entrando no site do Observatório Astronómico de Lisboa http://www.oal.ul.pt/ .

Sem comentários: