domingo, 5 de outubro de 2008

PASSEIO NA MATA DOS MEDOS

Enquanto por Lisboa se comemorava o 98º. aniversário da implantação da República, com os políticos do costume, apertados nas suas gravatas e com cara de quem cheira naftalina, a esforçarem-se por apresentar discursos convincentes, mas que não passam de "mais do mesmo", algumas dezenas de amigos da natureza passearam-se pela margem sul do Tejo, percorrendo sem qualquer receio a Mata dos Medos.Antes do início do passeio aconteceu de forma espontânea um número circense de equilibrismo, tendo-se destacado as elevadas aptidões do camarada Luís Morais.
Sob a orientação do CAAL - Clube de Actividades de Ar Livre e após um breve "briefing", os caminhantes iniciaram um percurso através das dunas junto às praias de Caparica.
Os orientadores do passeio deram conta aos participantes de uma grave moléstia, causada por um verme de dimensões microscópicas, que está a pôr em risco a existência do pinheiro bravo, não se conhecendo, até à data, solução para o problema. Este bonito pinhal também está ameaçado pela construção de uma estrada que o atravessará e de um parque de campismo de grandes dimensões, que substituirá todos os "campings" situados na zona da Caparica. Aqui estão dois atentados, um com causas naturais e outro por intervenção humana, que certamente degradarão o equilíbrio ecológico da zona e alterará substancialmente uma paisagem ímpar. À sombra dos pinheiros e entre sabinas e aroeiras os caminhantes foram sentindo a areia fugir-lhes debaixo dos pés, enquanto purificavam a vista com encantadoras paisagens que se cruzavam ao longo do caminho. Em determinada altura da caminhada, numa cota de 111 mts., o grupo alcançou um posto de vigilância junto a um marco geodésico, que pela sua localização permitia ter uma visão caleidoscópica da Serra de Sintra, costa do Estoril, Lisboa, Serra de Montejunto, Cristo-Rei, Ponte 25 de Abril, Barreiro, Palmela, Serra da Arrábida, Cabo Espichel e Fonte da Telha. Que paisagem deslumbrante! Após caminharem durante 3 horas e percorrerem cerca de 10 kms., os caminhantes regressaram ao ponto de partida onde pelas 13h00 concluíram mais uma caminhada dominical.
Foi mais uma excelente manhã que deu ânimo aos participantes para planearem um passeio a Óbidos no próximo domingo, que certamente agradará a todos.

Sem comentários: