domingo, 12 de outubro de 2008

PASSEIO A ÓBIDOS E QUINTA DOS LORIDOS EM 12-10-2008

Junto à estrada que liga a Foz do Arelho a Nadadouro e entre os passeios da manhã e da tarde o nosso grupo de caminheiros aproveitou para confraternizar e realizar um piquenique.
Foi um momento bem passado, todos partilharam as comidinhas que trouxeram de casa e ninguém deixou o apetite por bocas e estômagos alheios.
As mesas estavam repletas de bons petiscos. Marcaram presença a salada de alface e tomate, presunto, grão com bacalhau e ovos de codorniz cozidos, frango assado, coelho à caçador, chicharro de escabeche, batatas fritas, rissóis, pastéis de bacalhau, croquetes, chouriço e morcela assadas, tudo regado com vinho tinto, sumos ou água. Para finalizar o repasto, a fruta, aletria doce, pudim e bolos variados fizeram a sua aparição.Este piquenique foi, sem dúvida, uma excelente compensação para quem se ergueu cedo da cama e pelas 9h00 já estava em Óbidos, onde começou por percorrer junto às ameias toda a zona leste das muralhas até atingir a Pousada. Daí o grupo deslocou-se para a parte ocidental e caminhou ao longo do Parque Cinegético, onde avistou alguns gamos e ouviu o grunhir de javalis que, talvez por timidez, não se quiseram mostrar. Em seguida atravessámos o eixo principal da vila e houve quem não quisesse perder a oportunidade de provar uma especialidade regional que é a ginjinha com chocolate.
Cerca das 10h30 e após palmilharmos cerca de 3,5 kms., partimos de carro para efectuarmos um passeio pedestre através das falésias que unem a Foz do Arelho a Salir do Porto. Aqui, o grau de dificuldade aumentou devido à irregularidade e aos desníveis do terreno; mas foi compensador apreciar toda a beleza natural daquela costa e avistar ao largo as Ilhas Berlengas.
Percorridos aproximadamente 3,5 kms. o relógio marcava as 12h30 e os estômagos já há muito davam horas. E agora eu deveria começar descrever o piquenique, mas como já o fiz dispenso outra descrição. Já de barriguinhas cheias os camaradas caminheiros foram tomar a "bica" à Foz do Arelho e percorreram nos seus "rodinhas" escassos quilómetros até ao Carvalhal.
Aqui chegado pelas 14h30, o grupo iniciou uma visita à Quinta dos Loridos onde existe um jardim oriental que está em fase adiantada de construção e que oferece aos visitantes a possibilidade de apreciarem muitas centenas de estátuas budistas e cerca de duas centenas de soldados de terracota. Esta quinta é propriedade do comendador Joe Berardo, que decidiu edificar este parque temático naquele terreno para lembrar as esculturas budistas destruídas pelos talibans no Afeganistão. Os caminheiros somaram aqui mais 4 kms., aos 7 kms. percorridos durante a manhã. Todos estavam felizes e contentes quando o passeio acabou por volta das 16h00 e por unanimidade reconheceram que S. Pedro tinha sido amigo.

Sem comentários: