terça-feira, 28 de outubro de 2008

RELIGIÃO EM ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS

Numa bela manhã de um domingo do mês de Agosto, estava o "Pai do Bicho" na cama nº. 3 do Serviço de Cirurgia A do Hospital Curry Cabral, quando entra no quarto um senhor de meia idade, convidando os doentes a assistir à missa que se ia realizar dentro de momentos na capela daquele hospital, prestando-se a transportar em cadeira de rodas quem não tivesse mobilidade para se deslocar pelos seus próprios meios.
À primeira vista parece tudo normal, mas com um pouco de reflexão, não será difícil concluir que poderão existir razões para que o caso mereça a nossa reprovação.
Embora o "Pai do Bicho" seja ateu, compreende a importância que os serviços religiosos possam ter junto de doentes certamente fragilizados, que encontram na fé motivação para lutarem contra a doença. Só não parece entendível que num Portugal dito democrático, republicano e laico, a religião católica continue a beneficiar de privilégios relativamente às outras confissões religiosas.
No Hospital Curry Cabral existe uma capela (foto acima) que apenas serve para acolher os católicos, não existindo neste hospital outros espaços disponíveis e com a mesma dignidade, para os ministros de outras religiões poderem prestar assistência espiritual aos seus fiéis. Esta situação discriminatória existe não só na esmagadora maioria dos hospitais públicos, como também nas prisões e quartéis do nosso país, o que é preocupante.
Espera-se que a Comissão de Liberdade Religiosa lute para que se ponha termo a esta injustiça, já que o seu Presidente se auto-intitula republicano, laico e socialista.
É ele Mário Soares, sabiam?

Mais informações sobre este tema em:
http://pslumiar.blogs.sapo.pt/1077215.html

Sem comentários: