sexta-feira, 5 de setembro de 2008

...AINDA O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS...


A descida dos preços dos combustíveis em Portugal está a ser menor do que o verificado pelas matérias-primas nos mercados internacionais, desde os máximos históricos. Os valores mais elevados verificados pelo petróleo foram atingidos na semana de 11 de Julho. Desde então, a matéria-prima já desceu mais de 14% em euros, afastando-se dos recordes atingidos em Julho. O gasóleo está a ter um comportamento semelhante. Este combustível, nos mercados internacionais, está a recuar mais de 17% e a gasolina desvaloriza mais de 13%.Na carteira dos consumidores portugueses as contas são diferentes. De acordo com os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia, o preço médio do litro do gasóleo encontrava-se nos 1,3102 euros no final da semana passada e a gasolina custava 1,4562 euros. Estes valores representam descidas de 7,7% e 4,5%, respectivamente, face aos máximos históricos de Julho.

Fonte: Jornal de Negócios 05-09-2009

Há pouco ouvi o General Loureiro dos Santos comentar esta notícia. Dizia ele que as remunerações dos gestores em Portugal são consideradas das mais elevadas dos países da Comunidade Europeia, relativamente aos salários médios. Ironicamente, ele justifica esta discrepância salarial com a capacidade que os gestores revelam para fazerem estas habilidades.
Tem toda a razão acrescenta o "Pai do Bicho". Estes ladrões fazem-se pagar bem e nem sequer são perseguidos, porque as irregularidades que cometem não se enquadram na esfera daquilo que as autoridades deste país consideram crime.
Os Irmãos Metralha teriam muito que aprender com estes gestores.

1 comentário:

Páscoa disse...

Pois, amigo Zé, estes são os verdadeiros ladrões e enquanto não houver uma mudança de mentalidades que ponha cobro a este estado de coisas, os mais pobres endividam-se, o desemprego aumenta e consequentemente a criminalidade que é uma derivante de todo este estado de coisas.Esta enorme onda de assaltos e crimes não é por acaso.É porque vivemos num país onde a educação é uma lástima, onde quem produz é roubado e onde quem rouba é louvado.Não me venham com reforços policiais, aumento de 7% no orçamento da Administração Interna, armas novas, treino intenso, é tudo treta.

Tudo tem de começar em casa, em primeiro lugar com os pais a ligarem mais aos filhos do que á tv e á internet e a saber educá-los;
Uma mais mais justa distribuição da riqueza:

Um maior aproveitamento dos recursos que nos podem dar um melhor nível de vida, e, acima de tudo, o legislador redigir leis que punam e não compensem, como actualmente , os chamados "crimes de colarinho branco".Muito mais será necessario, mas, quanto a mim, isto é o básico.Cumpra-se a Constituição e não é preciso mais nada para vivermos todos melhor.

Zé, estive recentemente na Áustria em passeio turístico, mais propriamente em Viena.A guia disse-nos que neste país, praticamente não há criminalidade, e porquê? Não há ninguém a viver na miséria.O ordenado médio do austríaco andará pelos cerca de 2 mil e tal, 3 mil euros.Porém, desconta em impostos 52%.Pois é, mas tem serviço de saúde gratuito, escolas gratuitas e livros escolares também.Nos medicamentos apenas pagam uma taxa igual para todos e em todos os medicamentos, taxa quase simbólica.Enfim, têm um nível de vida que lhes dá para viver desafogadamente e sem preocupações.É claro, tudo começa na escola, a começar pelo ensino musical obrigatório a partir, salvo erro, dos 5 anos de idade.Daí a extraordinária cultura musical deste povo.Enfim, outra mentalidade, que, e voltando ao princípio desta dissertação, é necessário realizar em Portugal.Mas, será possível? Pois se esta mentalidade já existia no tempo do Eça...

Amigo Zé, aquele abraço. Páscoa.