quarta-feira, 3 de setembro de 2008

GALP EXCEPCIONAL

A Galp aumentou hoje o preço dos combustíveis apesar da cotação do petróleo Brent, de referência para Portugal, tenha feito nos últimos tempos um percurso descendente, caindo mais de 40 dólares face à cotação recorde atingida em Julho passado.
A Galp tem sido célere a subir os preços quando o preço do barril de crude sobe, mas tem sido excessivamente lenta a reagir quando a cotação do petróleo desce e hoje até foi mais longe, na medida em que reviu o preço dos combustíveis na razão inversa do movimento registado no preço do barril de crude.
Daí que o "Pai do Bicho" sinta sérias dificuldades em perceber este fenómeno.
Pensando um pouco melhor, talvez encontre uma explicação para o facto, senão vejamos:
Parece consensual que subir, seja na vida, uma montanha, uma escada, é mais difícil que o movimento inverso. Esta parece ser a regra geral, que só o é porque existe certamente uma excepção que a confirma. O mesmo se passa com a Galp que procurando ser a excepção às regras impostas pelo mercado, contraria uma tendência descendente com aumentos nos seus preços.
O "Pai do Bicho" não teria nada contra aqueles que procuram ser excepcionais, se a palavra excepção não se traduzisse em roubo, como parece ser o caso.
Nestes tempos em que diariamente a imprensa relata roubos à mão armada a bancos, restaurantes, gasolineiras e outros, a Galp rouba descaradamente os cidadãos deste país sem utilizar armas, ou melhor, utilizando como arma a complacência do Governo que assim arrecada uma maior receita nos impostos que incidem sobre os combustíveis.
Quem põe termo a isto? Se alguém souber a resposta, informe o "Pai do Bicho"

2 comentários:

Jaime Pereira disse...

A GALP está a acompanhar o "movimento de assaltos às bombas"... Quanto mais aumentar a gasolina mais dinheiro há em caixa. Logo é lícito deduzir que este comportamento irá seduzir e encorajar ainda mais os assaltantes!

Unknown disse...

Raios.. isto anda tudo confundido.
Isto dos assaltos faz parte do esquema. Ainda não perceberam.
P.ex: a coincidencia do Sr. Pedroso
estar em condições de pedir uma indemenização ao E. Portug.
A PJ, de seguida serviu a sobremesa fria com toda a razão.
Detectou (participou?) na deteção de rede pedófila (inter)nacional com portugueses e tudo.
Mas quais aumentos, não sabem acompanhar a engenharia económica ?? enquanto não baixa vão sacando algum para a ajuda dos DOIS MIL MILHÕES que o Estado tem de dar ao pessoal da OTA.
Nem Marcelo Caetano faria melhor.
Porra chamem os bois pelo nome e digam claramente que os cavalos cagam sempre por onde passam.
Boa noite.