quinta-feira, 18 de setembro de 2008

PÁTIO DO BURGO - COZINHA RIBATEJANA

De visita ao Ribatejo, concretamente à terra que viu nascer José Saramago, de seu nome Azinhaga (a), o "Pai do Bicho" conheceu um acolhedor restaurante tipicamente ribatejano que lhe encheu as medidas.
A decoração rústica é agradavelmente adequada a um ambiente familiar onde impera a simpatia dos proprietários, que primam em satisfazer o cliente.
A confecção é excelente e a quantidade mais que suficiente. As entradas são variadas e os pratos enquadram-se na cozinha regional ribatejana.
O "Pai do Bicho" bateu-se com um prato de enguias fritas acompanhadas de migas de ovas e regadas com vinho da casa, por sinal um tinto ribatejano encorpado, que se bebe muito bem. De tal modo este prato foi bem servido, que não restou espaço estomacal para absorver uma das sobremesas caseiras que a lista integra.
A relação preço/qualidade é interessante, podendo o preço médio por refeição situar-se entre 12,5 e 17,5 euros.
É de toda a conveniência fazer previamente marcação de mesa.
Enquanto digere a refeição e para não se fazer logo à estrada, poderá o visitante passar por um pólo da Fundação José Saramago, existente nesta simpática aldeia, onde terá oportunidade de apreciar um pouco da história de vida e obra do escritor.
Aqui ficam os dados do restaurante que o "Pai do Bicho" recomenda:

Restaurante O Pátio do Burgo
Golegã - Azinhaga
R. Misericórdia 16/20, Azinhaga
2150-021 Azinhaga
Tel. 249 957 216
Tlm. 966 345 335

(a) - Em Santarém apanhar a estrada para Torres Novas e seguir sempre na direcção da Golegã. A 25 kms. da capital do Ribatejo encontrará a Azinhaga (ver mapa abaixo).

Sem comentários: